Vivian Guilherme

Rio Claro possui cinco distritos, um deles é Batovi. Historicamente conhecido por Batovy, o pequeno distrito fica no extremo oeste do município. Seu povoado começou a se formar em torno da pequena estação ferroviária, que segue como um ponto de referência no local e hoje abriga a subprefeitura.

Localizado no extremo oeste do município, o Distrito de Batovi ainda apresenta alguns resquícios dos tempos áureos da ferrovia
Localizado no extremo oeste do município, o Distrito de Batovi ainda apresenta alguns resquícios dos tempos áureos da ferrovia

São poucas ruas e poucos moradores no distrito que tem ainda uma escola – a E. M. Prof. Dennizard França Machado, um posto dos Correios e um Centro Comunitário. Ponto de referência no local é uma pequena estação ferroviária que mantém algumas de suas antigas características.

Lenice Francisco, que mora no distrito há 44 anos, diz que gosta muito de morar no local, mas se queixa de maior assistência nos serviços relacionados à saúde. “Eu sinto falta de um postinho de saúde, de uma farmácia, que facilitaria bastante”, comenta a moradora.

João Pereira, um dos mais antigos moradores, reside ali há 63 anos e não esconde sua paixão pelo distrito. “Eu gosto de ver as crianças da escola brincarem ali na estação, acho muito bonito”, diz o aposentado.

Clique para ampliar:

Entretanto, ele se queixa das vias que dão acesso ao distrito. “Está precisando melhorar a ponte, pois há três anos está naquela situação. Aquele caminho pelo Rio Corumbataí é mais perto para chegar à cidade e não dá pra passar por ali não”, observa, reclamando também da falta de limpeza nas ruas de Batovi.

De forma geral, os moradores também reclamam do asfaltamento, que está bastante precário, em boa parte pelo excesso de caminhões que transitam no local.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.