Publieditorial

Especialmente em momentos de crise econômica, encontramos diversas empresas que sofrem com o dilema de como tornar seus funcionários mais produtivos e motivados.

Muitas preferem deixar o “barco navegar por conta própria” e outras testam várias estratégias que nunca funcionam.

Mas por que isso acontece?

Somos naturalmente atraídos pelo desafio, por experimentar coisas novas e superar nossos próprios limites. O problema é que algumas empresas ainda não reconheceram essa realidade, deixando de lado a inovação e criatividade em suas estratégias.

E ninguém se sente motivado por algo que se tornou comum, rotineiro: O FAMOSO MAIS DO MESMO!

É nesse contexto que a autogestão no trabalho se destaca. Essa metodologia tem ajudado na melhoria da relação entre empresa e colaboradores, tornando-os engajados com suas atividades diárias.

Podemos dizer que essa metodologia se baseia na ideia de que todos os colaboradores são capazes de administrar seus próprios processos de trabalho sem a necessidade de intervenções por parte do gestor.

Esta é uma característica ligada aos conceitos de empoderamento, gestão do conhecimento e autonomia nas empresas, algo que sem dúvida deve ser discutido de forma mais aprofundada.

Segundo o Professor e Consultor, João Arenna, da Arenna Treinamentos e Consultoria, o conceito da AUTOGESTÃO, quebra um antigo paradigma no qual as decisões eram responsabilidade apenas dos níveis hierárquicos mais altos. Ela mostra que todos os funcionários possuem o potencial para decidir a melhor forma de realizar suas funções, independente do cargo ocupado.

Para isso é necessário que as empresas por meio de suas lideranças acreditam de uma vez por todas que a melhor e mais elaborada estratégia de ação, sequer chegará próxima de ter sucesso se as pessoas envolvidas não abraçarem a causa, continua Arenna.

Por outro lado, o ser humano vive em função de desafios e, seguramente, das limitações que mais dificultam seu desenvolvimento e o prazer de alcançar objetivos, as mais conhecidas são a falta do autoconhecimento, da autoconfiança e da busca por ser feliz.

arenna

Assista ao vídeo do Professor e Consultor João Arenna e confira se você está praticando a autogestão:

Lembre-se: “Uma pessoa comum tende a se contentar com muito menos do que é capaz e, em seguida, se pergunta por que está tão insatisfeita e frustrada com sua vida”. Abraham Maslow.

Seja responsável pelos seus sentimentos, pensamentos e ações e os resultados virão como consequência, finaliza Arenna.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.