Lucas Calore

O secretário municipal de Meio Ambiente, Antonio Penteado, esteve nessa semana na Rádio Excelsior Jovem Pan News, do Grupo JC de Comunicação, para esclarecer dúvidas a respeito da coletiva seletiva em Rio Claro. Atualmente o município conta com duas entidades para a realização desse serviço em todos os bairros. São elas a Cooperviva, criada há mais de 15 anos, e com poucos meses de atuação a Associação Novo Tempo.

“À medida que os serviços são oferecidos, a população passa a conhecê-los. É importante ressaltar que a própria comunidade encontra na coleta de materiais recicláveis uma atividade rentável, então temos também autônomos que trabalham com a questão”, diz Penteado.

Volume

O volume de lixo que vai para o aterro sanitário acaba diminuindo graças ao trabalho das entidades. “Tudo aquilo que não é separado vai para o aterro. Obviamente que esses locais não são interessantes para a cidade, por isso temos que minimizar o descarte final nos aterros. Ainda hoje grande quantidade de materiais reciclados é colocada à disposição junto com os materiais domiciliares, que têm aquele destino final. É possível, ainda, ampliarmos a educação na separação desses materiais pela população para que a coleta seletiva seja efetiva e plena”, reforça.

Penteado também ressalta que os ecopontos de Rio Claro estão preparados para receber todo aquele material que não tem o descarte final orientado ao aterro sanitário.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.