O primeiro caso de criança entubada por complicações respiratórias causadas pelo Covid, terminou bem na Santa Casa de Rio Claro. A menina de apenas 10 anos, teve alta nessa sexta-feira, 9 de abril e vai comemorar o aniversário em casa. “Comemorar o aniversário, depois de tudo o que passamos é como se ela tivesse nascido de novo”, diz a mãe Maria Simone de Souza, de 38 anos.

Gabriela Paula de Souza, de apenas 10 anos deu entrada na Santa Casa no dia 28 de março com complicações respiratórias. No início do mês, o filho mais velho apresentou os primeiros sintomas. Ele foi separado da família, mas logo em seguida a irmã, cunhado, sobrinha, marido, além da própria mãe, testaram positivo, quase todos aos mesmo tempo. “No dia 23 eu fui ao médico, porque estava com os sintomas da doença e já na volta para casa, ela reclamou de dor de cabeça e cansaço”.

Os primeiros tratamentos foram feitos em Corumbataí, município onde a família reside. Mas, a febre alta persistiu até que foi detectado que a saturação da menina já estava baixa e ela foi transferida para a Santa Casa de Rio Claro. Dois dias depois, o quadro de Gabriela apresentou piora e ela foi encaminha para a UTI. “Quando ela chegou aqui o quadro já era grave. Tentamos fazer a ventilação não invasiva, mas, ela teve que ser entubada e chegou a ficar em posição de Prona, que é aquela de barriga para baixo, pra melhorar a oxigenação dos tecidos”, conta Dr. Sérgio Pimenta Terra Junior, médico do setor Covid da Santa Casa.

A mãe recebeu a notícia por telefone. Mesmo curada da doença, ela apresentava cansaço e o acompanhamento da menina foi feito pelo pai. “Quando ele me ligou contando que ela iria para a UTI, meu mundo caiu. Eu só pensava na minha menininha, na minha princesa, tão pequena ainda, com tanta coisa pra viver, tive medo que ela não voltasse”, conta Simone, emocionada.

Mas, felizmente, uma semana após o início do tratamento intensivo Gabriela estava curada. “Um milagre de Deus e desses profissionais da Santa Casa. Meu coração doía cada vez que eu ia embora, mas, eu sabia que ela estava sendo bem cuidada”, lembra.

Durante o período de internação na UTI, Simone levava áudios da família para que a filha escutasse. “Ela respondia com movimentos leves, eu sabia que ela estava escutando”. A mãe tinha razão, quando acordou, Gabriela se lembrava de ter ouvido a avó e as tias. “Eu achei que tivesse sonhado”, conta a menina.

De malas prontas pra voltar para casa, Gabriela se despede da equipe da Santa Casa, que se emociona com mais uma história de superação e cura, mas, faz um alerta importante para os pais. “Casos de complicação em crianças são mais incomuns, mas, podem acontecer. Também é fundamental ficar atento a alimentação para que a criança se mantenha saudável e dentro do peso ideal para cada idade. Sabemos que a obesidade é uma comorbidade que pode agravar os casos de Covid, então, recomendamos atenção redobrada com a saúde em todos os aspectos”, orienta Dr. Sérgio.

Agora, Gabriela só pensa em voltar para casa, mas, com a  inteligência e perspicácia própria da sua idade, a primeira atividade que ele pretende fazer ao retornar é gravar um vídeo contando os dias que passou no hospital e orientando para os cuidados básicos com a saúde.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.