A infectologista da Fundação Municipal de Saúde, Suzi Berbert, explica quais são as regras para a realização de velórios e sepultamentos durante este período de pandemia do novo coronavírus em Rio Claro. Os critérios de segurança da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estão sendo seguidos junto às funerárias e cemitérios do município.

De acordo com o protocolo, os falecidos devido ao novo coronavírus podem ser enterrados ou cremados, mas os velórios e funerais de pacientes confirmados ou suspeitos da doença, não são recomendados. Neste caso, o risco de transmissão também está associado ao contato entre familiares e amigos.

A cerimônia de sepultamento deve ocorrer em lugares ventilados e, de preferência, abertos. A recomendação é de que, no máximo, 10 pessoas participem, respeitando a distância mínima de, pelo menos, dois metros entre elas, assim como as outras medidas de isolamento social e de etiqueta respiratória.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.