Divulgação

Fonte do Índio

Tão logo tomou conhecimento do episódio, no início da manhã de domingo (10), o prefeito Du Altimari esteve no Jardim Público e determinou imediata intervenção dos setores municipais para buscarem esclarecimentos e soluções.

Os secretários municipais José Gustavo Viégas Carneiro (da Segurança) e Sérgio Desiderá (da Cultura) também estiveram no local, bem como o diretor de patrimônio, Ivo Reseck.

>>> VÍDEO: clique aqui e confira imagens no Jardim Público

Restauradores de Rio Claro e de São Paulo estão sendo contatados pela prefeitura com o objetivo de levantar quais as possibilidades de restauro da estátua do Índio, que é do início do século passado e produzida em cimento com estrutura de ferragem. A estátua da Diana é de 1961 e feita em bronze.

O Jardim Público de Rio Claro se tornou oficialmente patrimônio histórico do Estado de São Paulo após ser tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).

A estátua da Fonte do Índio é feita de cimento. A obra é composta de duas bacias sobrepostas e escorada por três colunas unidas. Acima da bacia menor há uma esfera, sobre a qual está um índio em pé, tendo na mão esquerda uma flecha e sobre o ombro direito, um arco.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Parceria CIEE/Conecta abre vagas para jovens

Rio Claro tem 975 casos de dengue