Laura Tesseti

A Polícia Civil de Cordeirópolis comandou, na manhã de quarta-feira (7), uma megaoperação que prendeu 27 pessoas suspeitas de integrar uma facção criminosa especializada em roubar trens de carga em diversas cidades do interior de São Paulo.

A operação denominada “Trem Bala” teve início há cerca de oito meses, quando as investigações começaram a ser feitas. “Através de uma brilhante investigação do delegado de polícia de Cordeirópolis, William Marchi, pudemos agir. Recebi o inquérito policial, ofereci denúncia contra 30 pessoas, pedi a prisão de todos, inclusive 28 mandados de buscas”, explica Antonio Carlos Guimarães Junior, 6º promotor de Justiça. O juiz da 3ª Vara Criminal de Rio Claro decretou as prisões e deferiu os mandados pedidos pelo promotor.

PRISÕES

O cumprimento dos mandados e das prisões teve início por volta das 4h30 da madrugada de quarta-feira (7), quando cerca de 120 policiais civis deflagraram a Operação “Trem Bala”, que abrangeu as cidade de Cordeirópolis, Campinas, Rio Claro, Santa Gertrudes e Pradópolis.

INVESTIGAÇÃO

Durante as investigações, os profissionais da polícia civil descobriram que a quadrilha era muito bem articulada e, além dos furtos e roubos, causava descarrilamentos de vagões para facilitar a ação criminosa. Também recai sobre o bando o homicídio de um vigilante que trabalhava justamente tentando coibir a ação desses criminosos nas malhas ferroviárias da região. O homem foi morto e, recentemente, um segundo vigia foi atingido por um tiro no braço. O homem também fazia a segurança da malha na região.

O modus operandi da quadrilha era ousado. Os indivíduos costumavam pular de pontes para conseguir acessar os vagões pela parte de cima e assim cometer o furto de sacas de grãos e demais produtos transportados para diversas regiões do país.

Escutas e gravações foram feitas para que a polícia civil conseguisse desarticular a quadrilha. Ainda segundo os agentes de segurança, em alguns trechos da malha ferroviária, os membros do grupo instalavam bancos e até mesmo água potável para poderem esperar os trens e efetuar os roubos.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.