Moradores do bairro Maria Cristina em Rio Claro reclamam que uma obra da Rumo, empresa que administra a malha ferroviária na região, dificultou uma passagem que eles utilizavam para cortar caminho e ter acesso a outros bairros e serviços. Eles alegam que não existe condições de usar o pontilhão e que apesar de ser uma linha do trem é mais seguro passar pelo local.

Nota da Rumo (concessionária)

A concessionária informa que o local mencionado pela reportagem nunca foi uma passagem oficial. Além disso, há cerca de 200 metros deste lugar existe um viaduto que indicado para a travessia em segurança da população. É importante esclarecer que  o limite de influência (distância de uma passagem para outra), para abertura de novas passagens de pedestres é de 500m, seja ela em nível, superior ou inferior (viadutos ou trincheira). Ainda de acordo com a resolução 2695/2008, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), para a execução de qualquer obra na faixa de domínio da ferrovia, como abertura de passagens, é necessário a elaboração de projetos que devem ser previamente aprovados pela concessionária e encaminhados para análise e autorização do órgão regulador.

Nota da prefeitura

Desde o ano passado a prefeitura vem providenciando uma série de melhorias para quem usa o pontilhão do bairro Maria Cristina. Em dezembro a prefeitura ampliou a iluminação nas imediações do pontilhão com a troca de 11 luminárias de vapor de sódio de 70 watts por lâmpadas de vapor metálico de 250 watts. Além de mais potentes, as lâmpadas com vapor metálico emitem luz branca, que clareia mais e ajuda a aumentar a segurança de quem transita pelo local. A série de ações da prefeitura no pontilhão incluíram renovação da pintura e, naquelas imediações, limpeza geral e poda de árvores.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.