Depois de mais de uma década fechado para a visitação do acervo, o Museu Histórico e Pedagógico Amador Bueno da Veiga em Rio Claro entrou em contagem regressiva para abrir novamente as portas à população no dia 23 de junho.

Para esse reencontro com a história tudo tem sido pensado de uma forma inovadora: “A ideia é trazer novas nuances de uma história que talvez as pessoas achem que já conhecem por uma outra perspectiva de uma forma que seja interessante para atrair mesmo o público. Estamos numa era muito digital então é uma outra forma de você apresentar a história da cidade e os munícipes terem interesse e orgulho em conhecer”, ressaltou Jaqueline Betiol dos Santos, que é coordenadora do Museu.

Serão sete ambientes temáticos e uma sala audiovisual e é exatamente nela que os visitantes farão a primeira parada. No espaço irão conhecer a história do prédio datado de 1863 e que já foi a escola Joaquim Ribeiro e até mesmo sede do tiro de guerra antes de se tornar Museu. Destaque para uma coluna original de argila e madeira do prédio feita por escravos e artesãos da época.

“Esse espaço do Museu é um local de que as pessoas tem muita saudade em Rio Claro porque houve o incêndio em 2010, mas antes disso já não estava aberto à visitação. Então faz cerca de 14 anos que Rio Claro não tem a possibilidade de visitar plenamente esse Museu. Quando eu falo plenamente é ele com o acervo completo como nós vamos fazer a partir do dia 23 de junho”, afirmou Dalberto Christofoletti, secretário de Cultura de Rio Claro.

O acervo conta com mais de 40 mil peças que remetem a diferentes épocas e situações. Nessa viagem os visitantes poderão escolher embarcar em uma estação de trem ou desvendar passagens secretas e ver de perto parte de um leão – uma escultura encontrada a partir de uma escavação em uma gruta na Avenida 2 com a Rua 4.

Observar a primeira cerveja em lata do Brasil produzida em Rio Claro ou por que não relembrar os sabores a partir de um símbolo da antiga sorveteria Nevada? Neste resgate também não vai faltar espaço para a cultura indígena, para a cultura negra e também para a arte através das mídias e da música. Por fim um espaço externo para a realização de eventos culturais como shows e outros tipos de apresentações.

“É um presente para a cidade de Rio Claro justamente neste momento dos seus 194 anos. As pessoas novamente vão se apropriar deste espaço, vão ser acolhidas para conhecer a história, as personalidades. Temos várias peças raras aqui que fizeram não só parte da cidade, mas contribuíram para um legado no Brasil”, finalizou Dalberto.

O Museu Histórico e Pedagógico Amador Bueno da Veiga em Rio Claro fica localizado na Avenida 2, número 572. Os horários para a visitação a partir do dia 23 serão divulgados em breve pela administração municipal.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.