SÃO PAULO, SP (UOL-FOLHAPRESS) – A WSL (World Surf League) anunciou nesta quinta-feira (10) que Maya Gabeira conquistou o prêmio “cbdMD XXL Biggest Wave” e estabeleceu o novo recorde mundial da maior onda já surfada por uma mulher.

A onda recorde da surfista brasileira media cerca de 22,4 metros, superando sua própria marca mundial anterior, de 20,72 metros. Ela conseguiu o novo feito em 11 de fevereiro deste ano, na Praia do Norte, em Nazaré, Portugal.

“Esta onda foi durante o concurso [WSL Nazaré Tow Surfing] e embora eu diga que não sou uma pessoa competitiva, estava muito concentrada e mais corajosa do que normalmente sou neste dia”, disse Gabeira.

“Eu estava arriscando mais do que normalmente. Quando larguei a corda, tive a sensação de que poderia ser aquela, mas não tinha certeza. A velocidade era muito alta, mas o barulho que a onda fez quando quebrou me fez perceber que esta foi provavelmente a maior onda que eu já peguei”, completou.

A surfista também citou a proximidade do recorde com a marca masculina, de 24,4 metros. O recorde pertence ao também brasileiro Rodrigo Koxa.

“Isso para mim foi algo com que sonhei anos atrás, mas não como algo realista. Não havia nenhuma representação para eu acreditar que era possível, mas ver isso acontecer é incrível. Isso é visto como um esporte extremamente dominado pelos homens, então ter uma mulher capaz de representar isso é bastante raro”, considerou.

De acordo com a WSL, a análise foi feita com base em vídeos, fotos e o posicionamento das câmeras e lentes, além da consideração das condições ambientais como maré, luz solar e configuração da onda.

Também foram utilizados nos cálculos científicos pontos de referência fixos nas imagens, incluindo as alturas dos surfistas, as dimensões das pranchas e dos jet skis.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Esportes:

Jucielen vence bicampeã nos EUA

Portões do estádio Benitão serão abertos às 13h30