Carine Corrêa

A área ao lado de ecoponto passou por limpeza nessa terça-feira, 3, após ser feita denúncia
A área ao lado de ecoponto passou por limpeza nessa terça-feira, 3, após ser feita denúncia

Após a denúncia de acúmulo de lixo em área próxima ao ecoponto situado no bairro São Miguel, a Prefeitura de Rio Claro realizou a remoção dos resíduos. Antonio Donizete Lopes relata que nessa terça-feira, dia 3, o que se notava nas imediações do ecoponto era uma grande quantidade de lixo.

“Já solicitei a implantação de placas aqui na região para inibir os infratores ambientais. Na Estrada do Bomba, por exemplo, a prefeitura fez a limpeza da área, mas a população voltou a despejar lixo no local”, explicou.

Antonio ainda denuncia outra situação que preocupa a comunidade do bairro. Munícipes que trabalham com recicláveis colocam o material no canteiro próximo ao ecoponto. “É preciso ter consciência de que o espaço é público”, alertou.

O poder público municipal informou que tem conhecimento do despejo do lixo ao lado do ecoponto e segue o roteiro de manutenção e limpeza estabelecido. “A empresa Ambientelix faz o recolhimento de todo material depositado nos ecopontos”, reforçou.

Atualmente o município possui seis ecopontos que recebem materiais variados, que funcionam de segunda a sábado das 6 às 22 horas e nos feriados das 8 às 17 horas.

O serviço de cata bagulho também atende mensalmente todos os bairros, recolhendo móveis velhos e materiais inservíveis, sem a comunidade precisar sair de casa. O calendário do serviço está disponível no site da prefeitura (www.rioclaro.sp.gov.br).

A coleta seletiva de lixo foi ampliada neste ano para 100% dos bairros. O dia da coleta seletiva em cada bairro também está disponível no portal da prefeitura.

“Não há justificativa para que o munícipe descarte o lixo inadequadamente. É importante que o cidadão use a estrutura oferecida pelo município e colabore com a limpeza da cidade. Quem flagrar pessoas jogando lixo em locais inadequados pode acionar a prefeitura pela linha 156”, finaliza a municipalidade via setor de comunicação.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.