Da Redação

A abertura da exposição Lágrimas de São Pedro, do artista baiano Vinícius S.A., acontece nesta terça-feira (11), às 19 horas, no foyer do teatro do Sesi Rio Claro. O trabalho foi sucesso de público e crítica em diversas exibições pelo país, Estados Unidos e Alemanha, durante a 7ª Luminale, maior bienal de luz do mundo.

Exposição fica no Sesi até o dia 20 de setembro e pode ser visitada de terça a sexta-feira
Exposição fica no Sesi até o dia 20 de setembro e pode ser visitada de terça a sexta-feira

A entrada é gratuita e o trabalho pode ser visitado até o dia 20 de setembro, de terça-feira a sexta-feira, das 8 às 20 horas.

Durante a solenidade serão lançados dois catálogos que reúnem as obras e artistas que estiveram presentes na programação do Sesi durante os anos de 2013 e 2014, fruto do primeiro Edital de Seleção dos projetos Espaço Galeria e Ocupação Artística no Sesi-SP. As publicações serão vendidas no dia do lançamento e depois no www.sesispeditora.com.br.

EXPERIMENTAÇÃO

“Eu convivi no sertão, desde pequeno, com a seca, a falta de chuva e com as manifestações de fé que este fator traz. Então sou muito ligado à artesania, às artes visuais, às práticas manuais desde pequeno. Sou muito ligado à música, enfim, eu vejo que uma série de questões trouxe a construção deste trabalho, mas a experimentação espontânea de diversos materiais também ajudou muito”, explicou o artista baiano à reportagem do Grupo JC.

Foram utilizadas cerca de quatro mil lâmpadas, além de 500 litros de água. De acordo com o artista, a exposição pesa cerca de 500 quilos.

Sobre o conceito do trabalho, Vinícius argumentou: “Lágrimas de São Pedro fala dessa necessidade da chuva que não vem, que está parada no ar. Acho que o ponto central da instalação é esse. Mas também acredito que a experiência da exposição é uma questão muito própria do público”.

INSTALAÇÃO

A instalação é composta por lâmpadas incandescentes descartadas cheias de água que simulam grandes gotas de chuva. A exposição promove uma experiência única, permitindo que o público passeie entre as grandes “gotas” limpas como se fosse possível pausar a chuva para contemplar sua beleza e necessidade.

“O artista baiano propõe reflexões, dentro do âmbito regional, sobre a seca no Nordeste e, de um modo mais global, sobre a falta d’água em todo o mundo, produzindo por meio do lixo uma obra de inusitada beleza e encantamento”, explica Diana Vaz, analista de Projetos Culturais do SESI-SP.

Veja abaixo vídeo produzido por Marcos Cardoso Junior e Lucas Calore.

SERVIÇO

Espaço Galeria SESI-SP – exposição Lágrimas de São Pedro

Vinícius S.A.

Livre para todos os públicos

Local: SESI CAT José Felicio Castellano – Rio Claro – Centro de Atividades Culturais – nº 17 – Rio Claro

Abertura da Exposição: dia 11 de agosto, terça-feira, às 19h

Período expositivo: de 11 de agosto a 20 de setembro de 2015 – de terça-feira a sexta-feira, das 8h às 20h

Informações e agendamento para visitas educativas: (19) 3527-3120

Entrada gratuita

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.