Lucas Calore

Quem acha que o universo dos robôs é para os adultos, assim como nos filmes de ficção científica, está enganado. Prova disso é que aqui na Cidade Azul há jovens que estão se destacando na área da robótica. São os Thunderbóticos, nome da equipe de alunos do Sesi Rio Claro.

O grupo de estudantes, liderado pelo professor-orientador Leonardo Vinícius Santorim, é uma das equipes que irão representar o Brasil em uma importante competição mundial que acontece no início do mês de maio na Espanha.

>>> Vídeo ao final da matéria

A vaga foi conquistada por 15 equipes na etapa nacional do 7º Torneio de Robótica First Lego League (FLL). Entre os 77 competidores, os Thunderbóticos conquistaram o primeiro lugar na categoria Pesquisa e sexta colocação na classificação geral do torneio, que aconteceu em Brasília.

O tema deste ano é “Trash Trek”, em português, caminhos do lixo. Os estudantes de robótica deveriam criar projetos inovadores com propostas para lidar com o lixo.

Orgulho

Para Santorim, o espírito de equipe fez com que conseguissem a vaga. “Tudo o que desenvolveram foi em conjunto. É saber trabalhar em equipe”, diz. O integrante da equipe, Antonio Del Rio, de 16 anos, está ansioso para apresentar o projeto feito na unidade fora do país.

“É a primeira vez que o Sesi Rio Claro atinge essa meta de chegar à etapa internacional. É muito gratificante representar a escola e o Brasil”, se orgulha.

A equipe Thunderbóticos é formada por Gabriel L. Isler, Nádima C. de Sousa, Felipe Freitas, Antonio Del Rio, Vitor C. Mendes, Julio Ferreira e William T. Junior. O Colégio Koelle também estará presente no evento. Confira reportagem em breve no JC.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.