Vereadores da Cidade Azul apreciaram treze projetos durante a reunião da última segunda-feira, que foi tensa, mas silenciosa

Favari Filho

Mais curta. A sessão da Câmara da última segunda-feira (26) terminou mais cedo, e todos que marcaram presença no recinto precisaram realizar o credenciamento para entrar no Legislativo da Cidade Azul.

A medida foi anunciada no fim de semana, em nota oficial assinada pela mesa diretora da Casa de Leis e publicada no Jornal Cidade. O motivo, de acordo com a publicação, foi devido a estar ocorrendo, “por parte de algumas pessoas, atos que desrespeitam os princípios democráticos, impedindo o funcionamento regular do Poder Legislativo”.

Vereadores da Cidade Azul apreciaram treze projetos durante a reunião da última segunda-feira, que foi tensa, mas silenciosa
Vereadores da Cidade Azul apreciaram treze projetos durante a reunião da última segunda-feira, que foi tensa, mas silenciosa

>>> CLIQUE AQUI E CONFIRA VÍDEO DA SESSÃO

Os manifestantes que marcam presença nas reuniões, uma vez credenciados, acompanharam os trabalhos – que seguiram normalmente – com cartazes em punho e em silêncio, conforme recomenda o Regimento. A votação dos requerimentos aconteceu em bloco e não houve destaques. Em seguida, os vereadores apreciaram os projetos que constavam da Ordem do Dia para, depois, a Tribuna Livre ser ocupada pelo presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (Umes), Henrique Giovanni, que discorreu sobre a reorganização das escolas promovida pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

APROVADOS

Seis projetos foram aprovados pelos legisladores: em segunda discussão, o de autoria de José Pereira (PTB), que dispõe sobre reaproveitamento de água pluvial nas escolas públicas municipais; também em segunda discussão, o de Júlio Lopes (PP), que altera dispositivos da Lei 3.937/2009, ambos aprovados com doze votos.

Raquel Picelli (PT) e Maria do Carmo (PMDB) assinam o projeto aprovado que institui no Calendário de Rio Claro as Feiras de Artesãos. Em discussão e votação única, de autoria dos vereadores Anderson Christofoletti (PMDB), José Pereira e Paulo Guedes (PSDB), aprovado o que dispõe sobre a criação da Frente Parlamentar Cristã. Também os que conferem títulos a Luiz Felipe Baleia Tenuto Rossi, de autoria do presidente da Casa, João Zaine (PMDB), e a Ruggero Augusto Seron, de autoria de Juninho da Padaria (DEM) e Anderson Christofoletti.

VISTAS

Um projeto teve o pedido de vistas de cento e vinte dias: a criação da campanha ‘Novembro Azul’, de autoria das vereadoras Maria do Carmo e Raquel Picelli. De sessenta dias: o que altera o lado das ciclofaixas onde houver canteiros centrais, de Paulo Guedes; o de Dalberto Christofoletti (PDT), Maria do Carmo (PMDB) e Raquel Picelli (PT), que organiza a Política de Proteção aos Animais; o de Dalberto Christofoletti e Raquel Picelli, que dispõe sobre a proibição da venda de animais domésticos em estabelecimentos comerciais; e de Raquel Picelli e Maria do Carmo, o projeto que autoriza a presença de ‘Doulas’ durante o trabalho de parto.

Dois pedidos de vistas de sete dias: o de Paulo Guedes, que institui o Dia Municipal em atenção às famílias da Chácara dos Pretos – que será celebrado anualmente em 13 de junho -; e o de autoria do vereador Juninho da Padaria (DEM), que altera o artigo 174 da Resolução 244/2006 – Regimento Interno da Câmara.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.