Carine Corrêa

Chuva forte neste início de semana. Dados da Defesa Civil de Rio Claro indicam que choveu um acumulado de 33,8 milímetros no munício nessa terça-feira (23). Danilo de Almeida Kuroishi informou que os ventos chegaram a atingir a velocidade de 26 km/h. “Foram sete pontos de alagamento no município, inclusive com uma infiltração em residência. A Avenida 16 alagou”, acrescenta o diretor da Defesa Civil.

No pontilhão da Avenida 29, mais uma vez formou-se uma cascata pelo acúmulo de água. Os motoristas que passavam pelo trecho precisaram redobrar a atenção. Alguns motoristas arriscaram a travessia, mesmo com a baixada inundada. O vídeo da cascata está disponível na página do Jornal Cidade nas redes sociais. “Acho que estão esperando desmoronar tudo, pra depois fazerem algo”, comentou um internauta.

A Defesa Civil sempre alerta para que os motoristas evitem atravessar locais alagados. Além da ponte da Avenida 29, o pontilhão que fica entre o Jardim Primavera e o Cervezão também alagou após o temporal.

Temporal gerou alagamentos em sete pontos da cidade, incluindo pontilhão da Avenida 29
Temporal gerou alagamentos em sete pontos da cidade, incluindo pontilhão da Avenida 29

Previsões

As previsões indicam pancadas de chuva em Rio Claro até o próximo domingo (28). Temperaturas máximas previstas para quarta-feira (24) e quinta-feira (25) estão em torno dos 30ºC. Mínimas em 20ºC, nos dois dias. Já na sexta-feira (26), a máxima prevista para o município está na casa dos 31ºC, bem como no sábado (27) e domingo (28). As mínimas variam nesses três dias. Na sexta a previsão indica mínima de 19ºC, no sábado 20ºC e no domingo 21ºC.

Verão

A estação deve terminar no dia 20 de março à 01h30, quando terá início o outono. Atualmente continua em andamento a Operação Verão em todo o Estado de São Paulo. “A Defesa Civil faz nesta época do ano o monitoramento dos pontos de alagamento do município”, reforçou em outra oportunidade Paulo Ortiz, chefe do núcleo operacional da Defesa Civil de Rio Claro.

Horário

Terminou à meia-noite do último sábado (20) para domingo (21) o Horário de Verão. Moradores dos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal, atrasaram os relógios em uma hora.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgou na sexta-feira (19) que, durante o Horário de Verão, que vigorou por 126 dias, houve redução da demanda no horário de pico de cerca de 2.598 megawatts (MW). De acordo com o operador, o custo evitado com geração térmica foi de R$ 162 milhões.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.