Após uma espera de cinco anos e muito trabalho, a cidade de Rio Claro e também a região já têm à disposição um caminhão-tanque de apoio de água para atendimento a incêndios de grandes proporções.

O veículo chegou ao município por meio de uma doação da Receita Federal. Tinha acoplada uma carreta para carregar grãos e foi totalmente transformado com o apoio da Prefeitura Municipal, empresas que integram o Plano de Auxílio Mútuo e principalmente com o esforço de toda a corporação com o trabalho braçal.

“Se fôssemos comprar, o custo sairia em torno de R$ 500 mil. Com as parcerias, conseguimos a pintura, adesivação e estrutura. O voluntariado e a solidariedade foram a base para a concretização deste ganho. O que tínhamos antes era o caminhão autobomba com capacidade para quatro mil litros de água, que é um veículo rápido, mas para atender ocorrências em residências. Já este é um caminhão mais lento, pesado, porém vem com uma capacidade cinco vezes maior e é ideal para o combate a grandes incêndios. Na nossa região será de grande valia, já que temos grandes parques industriais”, comemora o tenente Fábio Giovani, que é o comandante do Corpo de Bombeiros de Rio Claro.

Além da utilidade, o tenente ainda fala da satisfação de ver o trabalho concluído: “o capitão Scaranello deu o pontapé inicial lá em 2013 e eu tive a oportunidade de dar continuidade a esse trabalho como atual comandante. Algo que vimos nascer, ser transformado e concluído. Não há dinheiro que pague essa realização pessoal e profissional”, conclui Giovani.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.