Moradores de rua no coreto do Jardim Público. Cena se repete diariamente, segundo frequentadores

Carine Corrêa

A situação sobre moradores de rua no coreto do Jardim Público de Rio Claro está com os dias contados. Tudo pode mudar com a presença da viatura da Guarda Civil Municipal (GCM) na praça a partir da próxima semana. A informação foi confirmada pelo comandante da corporação, Wladimir Walter, ao JC nessa terça-feira (1º).

“Ao contrário do que ocorre com as viaturas do Estado, que vêm prontas, as viaturas municipais passam por outro procedimento. Os carros não vêm equipados e são preparados depois que recebemos. Nesta semana os bancos das novas viaturas estão recebendo capas. As capas são necessárias porque o cinturão e a arma dos guardas podem acabar danificando o estofamento dos bancos a longo com prazo, com o tempo de uso”, comentou Wladimir.

A exposição das novas viaturas da Guarda ocorreu no dia 19 de fevereiro e, durante o evento, a GCM anunciou que uma das quatro viaturas que irão compor a frota da corporação permanecerá fixa no coreto da praça. Na ocasião, o comandante havia informado que a permanência da viatura aconteceria no começo de março.

Moradores de rua no coreto do Jardim Público. Cena se repete diariamente, segundo frequentadores
Moradores de rua no coreto do Jardim Público. Cena se repete diariamente, segundo frequentadores

Ação Social

Nessa terça, a reportagem do JC esteve na praça para conferir in loco as reclamações de frequentadores quanto a moradores de rua e sujeira no espaço público. No coreto, dois moradores de rua dormiam durante a tarde, enquanto um terceiro conversava sozinho e circulava de forma desorientada pelo centro da praça. Quem passava por perto reclamava do forte odor. “É bem provável que façam necessidades fisiológicas pela praça. O cheiro é muito forte”, comentou um dos frequentadores do Jardim Público.

O comandante da GCM ainda comentou que participou de uma reunião recentemente envolvendo a Secretaria Municipal de Ação Social. Nesta reunião foi discutida uma ação que irá ocorrer na praça no próximo dia 7, envolvendo a retirada dos moradores de rua.

Opinião Pública

Em outra oportunidade, o JC ouviu a população sobre a situação de um dos cartões-postais de Rio Claro. A maior parte dos munícipes concorda que falta segurança na praça.

“Na minha opinião, não é só o Jardim Público que está abandonado, mas toda a cidade. Na praça percebemos quem utilizaria o espaço para lazer e acaba não o fazendo em virtude da presença de moradores de rua. Eu sugiro a implantação de uma base 24 horas da Polícia ou Guarda Civil Municipal”, disse Igor Alessandro Vicentini.

“A prostituição é uma questão muito delicada no Jardim Público. Esse é um dos motivos que tornam a praça um lugar não agradável para outros frequentadores. Acredito que seria necessária uma mudança na praça. Assim quem sabe poderia ser mais frequentada e com ar de mais segurança”, comentou também Keize Vicentini.

“Sobre a situação dos moradores de rua, tenho muito dó. Eles ficam perambulando no frio e na chuva. No final da tarde, eles se concentram em volta do coreto. O poder público precisaria levá-los para algum lugar. Eles deveriam estar bem acomodados, junto de suas famílias e aquecidos em camas e lares”, lembrou na oportunidade Rosileire Ferreira.

Por fim, o jovem Rafael Oliveira fechou a discussão. “Eu acredito que falta segurança no Jardim Público. Se perguntar para mim o que poderia ser feito, eu lhe respondo: boa pergunta! Têm muitas crianças e jovens que frequentam a praça e são obrigados a conviver ao lado da prostituição. As autoridades precisam intervir urgentemente na praça.”

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.