Agora é oficial. As vias centrais entre a rotatória das Três Fazendas até a Rua 9, na lateral do Aeroclube Rio Claro, agora são chamadas de Avenida João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, em homenagem ao empresário fundador da Gurgel Motores, indústria de automóveis elétricos que levou o nome de Rio Claro ao mundo quase 50 anos atrás.

Até então chamada popularmente como Via Kennedy, a mudança ocorreu após projeto de lei de autoria do vereador Serginho Carnevale (DEM), aprovado na Câmara Municipal, onde recebeu amplo apoio para a homenagem. A nova Lei Municipal nº 5.513, agora, também nomeia como “Avenida Presidente Kennedy” a via popularmente conhecida como Avenida Marginal, na numeração par e ao lado das vias centrais [agora Avenida Gurgel]. Essa via tinha o nome de Avenida Radialista Mauro Martins Coelho desde 1996, e agora perde essa identificação.

“Gurgel foi um visionário. Não o beatifico, mas ele fez muito por Rio Claro. Ele foi muito prejudicado pelas conjunturas da época, políticas, econômicas, de mercado. (…) Além disso, as principais entradas de Rio Claro levam nomes de pessoas que nunca vieram ao município”, justificou Carnevale na época da tramitação do projeto no Poder Legislativo em entrevista ao Jornal Cidade. Um diálogo foi realizado também com o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e a Acirc (Associação Comercial e Industrial de Rio Claro) para entendimento e regularização dos nomes, uma vez que aquele trecho de endereços compreende empresas e multinacionais.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.