Murillo Pompermayer


Com o último mês do ano, os festejos típicos já começam a ser preparados. Após um ano de intenso trabalho e rotina maçante, enfim, a possibilidade do merecido descanso. Muitos optam por viajar e, juntos à família e amigos, aproveitar da melhor maneira possível o alento do fim de dezembro e início de janeiro. Pegar a estrada é uma ideia comum a milhares, mas, antes de fazê-lo, é de extrema importância se atentar à própria segurança e também daqueles que ama. Para tanto, os cuidados alusivos ao veículo devem estar em dia.

Anadéli Nalin Wolf de Camargo diz ter essa consciência. “Checamos óleo, água e pneus toda vez que vamos viajar, independentemente da distância. Quando possível, fazemos essa checagem no momento em que estamos abastecendo o carro – quase semanalmente”, garante. Anadéli conta que realiza a revisão anual no automóvel, compreendendo todos os itens, como troca do óleo a cada 10.000 km. “Por viajarmos bastante, procuro manter o carro sempre em dia para não termos nenhuma surpresa desagradável na estrada”, afirma.

Anadéli julga como sendo muito importante manter tudo em ordem para a própria segurança, de quem viaja junto, e até mesmo dos demais motoristas. “Além do que, ninguém viaja querendo ficar na estrada por conta de algum problema mecânico”, finaliza. Já Moisés Barel diz que sua viagem mais constante é de São Paulo para Santa Gertrudes e Rio Claro. Ele relata que faz o trajeto a cada 20 dias. “Sempre tento manter o carro em ordem, fazendo uma revisão por ano, além dos cuidados básicos, como óleos, filtros, calibragem dos pneus, e outros”, expõe Barel.

O ESPECIALISTA

Paulo Varussa, um dos proprietários da Oficina Mecânica 4 Rodas, localizada no Jardim São Paulo, em Rio Claro, aos que anseiam por uma viagem sem sustos, afirma que todos os componentes são igualmente importantes. Varussa salienta que o veículo é seguro quando todas suas peças estão em harmonia. O profissional assegura que motor, câmbio, suspensão, freios, regulagem do motor, velas, bicos injetores, correias, óleo e líquido do arrefecimento, dentre outros, são itens que devem estar em perfeitas condições.

“Para os veículos com câmbio automático, é importante se atentar ao fluido. Aos com câmbio manual, atenção especial à embreagem e ao óleo”, orienta Varussa. Alguns itens, como freios, luzes e limpadores de para-brisa, de acordo com o profissional, têm a obrigatoriedade quanto ao perfeito estado de funcionamento. Como ferramentas essenciais, faz menção ao “macaco”, à chave de rodas, além de um bom seguro.

“Antigamente, dizíamos que com um alicate e uma chave de fenda faríamos o carro andar. Bons tempos. Com a vinda da injeção eletrônica, esse conceito acabou, pois há a necessidade de uma imensa lista de instrumentos e um computador. Portanto, a manutenção preventiva é a melhor solução”, assevera Varussa. Deste modo, além dos custos referentes à viagem, possivelmente será necessário desembolsar uma certa quantia para que o veículo esteja apto.

Sobre este possível custo adicional, Varussa afiança ser necessária uma verificação, a fim de diagnosticar se há algo a ser feito. “A partir daí, um preço, então, é estipulado”, finaliza. A Centrovias, concessionária responsável, também, por 218 quilômetros da rodovia Washington Luís (SP-310), via assessoria de imprensa, reforça que não se deve pegar a estrada sem fazer as revisões básicas no veículo, verificando pneus, freios, parte elétrica, limpadores de para-brisa e níveis de combustível, além de água e óleo.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.