Um trecho lateral da pista da Avenida dos Estudantes, na altura da Rua 16-MP, vem sendo utilizado por moradores do Mãe Preta para acessar o bairro. Na rua acessada pelos motoristas a partir da “alça” existem condomínios residenciais e algumas casas, que fazem com que o fluxo de veículos seja grande.

Este trecho, portanto, não é uma alça de acesso, fazendo com que não seja permitido este tipo de manobra. O que acabou realizado no local foi um serviço para reduzir impactos estruturais no solo e não uma mudança da mobilidade urbana do município.

A Prefeitura Municipal foi procurada pelo JC e esclareceu a obra que foi feita no local: “A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção fez colocação de material naquele trecho para reduzir os problemas de erosão e aumentar a segurança no trânsito do local, conforme solicitações de moradores daquela região. O setor municipal de Mobilidade Urbana e Sistema Viário reforça a orientação para que os motoristas sempre obedeçam às leis de trânsito”.

Ainda de acordo com a Prefeitura, não há nenhum tipo de sinalização no local que indique o uso do trecho como alça de acesso, portanto os motoristas não devem realizar tal manobra no local.

Os moradores da região, no entanto, afirmam que usar a “alça” é a forma mais fácil de chegar ao local, para quem vem do Centro de Rio Claro. “Se a gente não vier pela Avenida dos Estudantes, temos que dar a volta em todo o Mãe Preta para chegar ao condomínio. A culpa não é nossa que não há uma alça de acesso mais segura no local. O trecho onde eles colocaram aquelas pedras, apesar de não ser o ideal, é a melhor opção que nós temos hoje. Pior era quando quem queria entrar no bairro por ali tinha que cruzar a faixa contrária da pista sem ter o recuo para fazer a manobra”, afirma um morador do condomínio na Rua 16-MP, que não quis ser identificado.

Outra moradora da mesma rua afirma que também já usou a “alça” e que se sente mais segura com o trecho ali: “Para falar a verdade, eu nem sei se foi a prefeitura ou outra pessoa que mexeu naquele pedaço. Só sei que para nós, moradores, ficou muito bom ter esse espaço na lateral da pista, porque diminuíram demais os riscos de acidentes, já que antes todo mundo parava no meio da Avenida dos Estudantes para conseguir entrar no Mãe Preta. Ficou bem melhor e mais seguro depois que puseram as pedras ali”.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Jucielen vence bicampeã nos EUA