Jovens interessados em fazer um curso técnico podem se inscrever pela internet para concorrer às vagas distribuídas entre os cursos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs). As inscrições devem ser feitas até as 15 horas do dia 2 de junho, somente pela internet. A taxa integral da inscrição é de R$ 19. Para se inscrever em um dos cursos técnicos, o candidato precisa ter concluído ou estar cursando a partir do segundo ano do Ensino Médio.

As Etecs disponibilizam computador e acesso à internet aos interessados na inscrição. Para acessar os equipamentos, será obrigatório o uso de máscara de proteção facial e respeitar as demais medidas de proteção do Protocolo Sanitário Institucional do Centro Paula Souza. Os interessados devem entrar em contato com a unidade para confirmar o horário de atendimento e realizar o agendamento. Em Rio Claro, a unidade ‘Armando Bayeux da Silva’ fica na Avenida 5, 445, Centro. Telefone: (19) 3534-1688.

A seleção dos convocados se dará por meio de análise do histórico escolar, sem a realização de prova presencial ou online. O critério vem sendo adotado para atender às normas de distanciamento social e prevenção da transmissão do coronavírus, respeitando as orientações recomendadas pelo Governo do Estado de São Paulo e autoridades sanitárias.

Os cursos terão o início pelos formatos remoto ou híbrido (parte presencial e parte virtual), até que as regras do isolamento social sejam flexibilizadas e seja possível o retorno às aulas presenciais.

Quem já concluiu ou está fazendo a Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) deve apresentar uma das seguintes certificações: certificado de conclusão do Ensino Médio, declaração de que está matriculado a partir do segundo semestre da EJA, dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA, boletim de aprovação do Encceja enviado pelo Ministério da Educação (MEC) ou o certificado de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas.

O candidato que fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até a edição de 2016 deve apresentar o certificado ou declaração de conclusão do Ensino Médio, expedido por órgão competente.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.