Devido aos protestos, na última segunda-feira (28), treze projetos de lei foram retirados da pauta e tiveram a votação adiada

Favari Filho

O encontro semanal dos vereadores da Cidade Azul, que ocorre sempre às segundas-feiras no terceiro andar do Paço Municipal, vem contando com um volume cada vez maior de manifestantes que buscam ser ouvidos pelos representantes legislativos da população rio-clarense.

O tema principal do ato cívico gira em torno do pedido de revogação da taxa de iluminação, porém outras demandas estão sendo somadas a cada reunião do Parlamento.

Devido aos protestos, na última segunda-feira (28), treze projetos de lei foram retirados da pauta e tiveram a votação adiada
Devido aos protestos, na última segunda-feira (28), treze projetos de lei foram retirados da pauta e tiveram a votação adiada

Com isso, os projetos que versam sobre assuntos de segunda ordem, ou seja, aqueles de menor ou nenhuma urgência e/ou interesse do cidadão, estão sendo retirados da pauta a cada sessão com constantes e longos pedidos de vistas.

Na última segunda-feira (28), por exemplo, treze matérias tiveram o adiamento dos votos. Em primeira discussão, de autoria do democrata Geraldo Voluntário, o texto que dispunha sobre a responsabilidade da sinalização de segurança para pedestres na entrada e saída de estacionamentos teve o pedido de vistas de trinta dias. Adiado também, por cento e oitenta dias, o de autoria do presidente João Zaine (PMDB), que proíbe o trote estudantil nas instituições de ensino público e privado.

O projeto do peemedebista Anderson Christofoletti, que denomina de ‘Edna Maria dos Passos de Souza’ a quadra poliesportiva localizada na Avenida Saburo Akamine – Santa Eliza, deve constar da pauta novamente somente no mês de novembro.

Já a proposta de Sérgio Calixto (PRP), que denomina de ‘Professor José Jaime Isler’ a Avenida 13-NV – Jardim Nova Veneza, teve o adiamento de apenas um dia. O pedetista Dalberto Christofoletti, que pretende denominar de ‘Leonel Brizola’ a creche do Jardim Guanabara, também pediu vistas de trinta dias da matéria. O tucano Paulo Guedes adiou por cento e oitenta dias a votação do projeto de sua autoria que denomina de ‘Henrique Pinhal’ a praça localizada na Rua M-4-A, na Vila Martins. O projeto de Juninho da Padaria (DEM), que altera o artigo 174 da Resolução 244/2006 [Regimento Interno da Câmara Municipal de Rio Claro], ficou para o mês que vem.

HOMENAGENS NA SAÚDE

Outros seis projetos que denominam unidades de saúde foram adiados por cento e oitenta dias: 1) de autoria de Paulo Guedes a proposta que homenageia ‘Jorcelino Quintino de Faria’ dando nome à Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada no bairro Oreste Armando Giovanni; 2) de Júlio Lopes (PP) o projeto que denomina de ‘Dr. Eduardo Reis’ a UBS do Mãe Preta/Vila Verde; 3) de Maria do Carmo (PMDB) o que denomina de ‘Neusa Maria Mortari’ o Posto de Saúde da Família (PSF), localizado no Jardim Brasília; 4) o de Raquel Picelli (PT) que denomina a UBS do Santa Eliza de ‘Renato Paludete’; 5) o de Agnelo Matos (PT) que denomina de ‘José Carlos Alves’ a UBS do Jardim Progresso; 6) o de Dalberto Christofoletti que denomina de ‘Médicos sem Fronteiras’ a UBS do Bela Vista.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.