Favari Filho

A responsabilidade pelo serviço de iluminação pública até o final de abril é da Elektro
A responsabilidade pelo serviço de iluminação pública até o final de abril é da Elektro

Na sessão camarária da última segunda-feira (9), tanto os vereadores da base governista quanto a bancada da oposição reivindicaram uma posição mais firme da prefeitura com relação aos serviços prestados pela Elektro. Segundo foi dito na plenária, moradores têm procurado os edis para reclamar sobre a falta de execução do serviço de iluminação pública.

O vereador Anderson Christofoletti encaminhou requerimentos ao prefeito solicitando a manutenção em diversos pontos da cidade. Já Paulo Guedes sugeriu que a prefeitura de Rio Claro entrasse em contato com as de outras cidades vizinhas – entre as quais Araras, São Carlos, Limeira e Piracicaba – que, segundo o vereador, também estão com dificuldades na execução do serviço por parte da Elektro.

Em Rio Claro, a prefeitura é a encarregada de receber as reclamações dos munícipes e de informar à empresa, enquanto a Secretaria de Obras é a responsável pelo controle e fiscalização. Devido às constantes reclamações dos munícipes quanto à ineficácia do serviço prestado, o vereador Dalberto Christofoletti disse que a Câmara precisa se unir para notificar o problema à Aneel.

Desde que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou a Resolução Normativa nº 414, que obriga os municípios a ficarem à frente dos projetos de ampliação, manutenção e modernização dos pontos de iluminação pública, uma série de problemas começou a afetar a população que, sem saber que atitudes tomar, fica no meio desse cabo de guerra.

De um lado, a Elektro informa que “buscou e obteve junto à Aneel autorização para retomar temporariamente os serviços de manutenção de iluminação pública, até que a prefeitura de Rio Claro conclua o processo de licitação e contratação”. Do outro, a prefeitura de Rio Claro fica encarregada de receber as reclamações dos munícipes e de informar à empresa para a execução do serviço.

Entretanto, o processo de licitação para contratação de empresa de engenharia elétrica especializada para a execução de serviços de manutenção do sistema público – que se encontra aberto novamente – foi cancelado mais uma vez, deixando o contribuinte insatisfeito devido às constantes faltas de luz em diversos pontos da cidade, conforme apontou matéria do JC na semana passada. A Elektro continua sendo a responsável pelo serviço de manutenção da iluminação até o mês de abril.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.