PRODUTIVIDADE: vereadores rio-clarenses propuseram quase duas moções ou honrarias por dia em 2015

Antonio Archangelo

O legislativo rio-clarense concedeu quase duas moções por dia em 2015. Este é o balanço feito pelo Jornal Cidade referente à concessão de moções de aplausos (278), medalhas de honra ao mérito (12); moções de congratulações (346), moções de apelo, apoio e de repúdio (12). Além de 62 propostas de títulos, medalhas e criação de datas municipais e inclusão de eventos no calendário da cidade.

PRODUTIVIDADE: vereadores rio-clarenses propuseram quase duas moções ou honrarias por dia em 2015
PRODUTIVIDADE: vereadores rio-clarenses propuseram quase duas moções ou honrarias por dia em 2015

DEM

De acordo com o levantamento realizado por meio da catalogação de todos os expedientes das sessões ordinárias e extraordinárias, a bancada do Democratas foi a campeã, com a concessão de 350 moções e honrarias: 9 moções de aplausos, 333 moções de congratulações, duas moções de repúdio, duas entregas de títulos de honra ao mérito e de cidadão rio-clarense; a inclusão da “Semana de Conscientização e Incentivo à Doação de Medula Óssea – Angela Mônaco Perin Aily” ao Calendário Oficial do Município e a entrada de projetos que visam à denominação de locais públicos. O vereador Juninho da Padaria, pré-candidato a prefeito, foi autor de 344, ou 98% das honrarias destinadas a escolas, padaria, indústrias, a policiais, e autoridades.

PMDB

Em segundo lugar está o PMDB, com 213 concessão de honrarias, destas 179 moções de aplausos. Só o presidente da Casa, o vereador João Zaine, foi autor de 113 moções e honrarias destinadas a escolas, instituições, membros da Fiesp/Ciesp e empresários. A vereadora Maria do Carmo propôs outras 87 moções/honrarias.

PT

O Partido dos Trabalhadores (PT) aparece em terceiro, propondo 95 moções e honrarias para servidores municipais, açougues, indústrias, entre outros.

Estes três partidos foram responsáveis por 92% de todas as honrarias/moções, denominação de obras e locais públicos e criação de datas propostas pelo legislativo neste ano.

DATAS

Só de datas e eventos incluídos no calendário oficial do município foram propostos (nem todos aprovados) 19: 13 de junho – Dia Municipal em atenção às famílias da Chácara dos Pretos, agosto – Dia Municipal da Soltura de Pipa, 26 de julho Dia Municipal das Avós, 18 de dezembro – Dia Municipal da Doula, 28 de agosto o Dia Municipal do Voluntariado. Foram incluídos no calendário de eventos do município a Exposição de Mesas Natalinas; Programa de conscientização dos direitos da pessoa idosa; Festival de Guirlandas; Semana Municipal de Conscientização e Apoio às Pessoas com Psoríase; Semana de Política na Escola; Festival de Música Rock Solidário; Semana de Conscientização e Incentivo à Doação de Medula Óssea – Angela Mônaco Perin Aily; Torneio Integração de Tiro Policial – “Método Giraldi”; Festa Italiana São Luís Orione; Feiras de Artesãos nas Ruas Centrais; e a Olimpíada Ambiental.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.