A vereadora Carol Gomes (Cidadania) recebeu a autorização na sessão extraordinária de ontem para se afastar do cargo

A vereadora Carol Gomes (Cidadania) se afasta a partir desta quarta-feira (6) de suas funções no Poder Legislativo. Isto por que ela assumirá o cargo de comando da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, na Prefeitura de Rio Claro. A futura nova secretária recebeu a autorização ontem (5) para se afastar formalmente da Câmara Municipal, após aprovação de um projeto de resolução em que solicitava esse licenciamento.

Carol deve seguir na titularidade da pasta do Governo Gustavo Perissinotto (PSD) até 1º de abril de 2024, quando deverá retornar ao cargo na Casa de Leis, caso queira disputar a reeleição como vereadora. Isso acontece devido ao afastamento obrigatório exigido pela Lei das Eleições de cargos públicos comissionados seis meses antes do pleito. Caso se mantivesse na Prefeitura, teria de abrir mão de uma nova disputa eleitoral para a Câmara de Vereadores.

Ainda que tenha esse prazo máximo limitado a abril do ano que vem, caso queira, poderá retornar antes para o Legislativo, não antes de um prazo inferior a 30 dias. Caso não seja prorrogado o prazo determinado e a vereadora não volte a assumir o cargo após o encerramento do prazo, a vereadora perderá o mandato, sendo mantido o vereador suplente. Para a vaga de Carol, será chamado o primeiro suplente da lista do partido na eleição de 2020, o vereador Heitor Alves.

Durante a sessão de ontem, vereadores parabenizaram Gomes. Em discurso, a agora vereadora licenciada disse que “me afasto como vereadora por aproximadamente quatro meses para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Social de Rio Claro. Não recebo acertos, FGTS, absolutamente nada pelo meu afastamento, muito menos acumulo funções ou subsídios, e o subsídio de secretária é praticamente o mesmo que o de vereadora. A verdade é uma só, alguém precisa colocar ordem na casa. (…) Vamos construir novos caminhos”, disse, citando a “herança” deixada pela ex-secretária da pasta, Vilma Spricigo.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.