Um suposto direcionamento em uma licitação publicada pela Secretaria Municipal de Compras, a pedido da Secretaria Municipal de Segurança, foi denunciado pelo vereador Alessandro Almeida (Podemos) nessa segunda-feira (24) durante a sessão ordinária na Câmara Municipal. O parlamentar trouxe o assunto em plenário ao afirmar que, ao fiscalizar o edital, que pretende comprar motocicletas para a Guarda Civil Municipal, notou que os itens de compra podem induzir ao direcionamento à marca de luxo BMW.

Um dos itens previstos para os veículos é o freio ABS Pro, uma tecnologia exclusiva da marca e que não é encontrada em outras montadoras. Segundo levantamento do Jornal Cidade, o modelo de 750 cilindradas, solicitada pela Secretaria Municipal de Segurança, conta com um preço de venda sugerido a partir de R$ 67.900 à vista. Além de Alessandro, vereadores como Rafael Andreeta, Serginho Carnevale e Hernani Leonhardt pediram atenção à licitação. Este último, inclusive, sugeriu o cancelamento do certame.

O secretário Rogério Guedes, em contato com a reportagem do JC, disse que foram dadas opções aos guardas civis municipais para a escolha das motocicletas que serão adquiridas. “Eles trabalham 12 horas em cima de uma moto. Pediram modelo [geral] de 750 cilindradas, com opções de segurança de pilotagem, de freio e foram passadas as especificações, o encarregado da equipe pediu o item de segurança para melhores condições de trabalho”, explica, acrescentando que nesta terça-feira vai verificar a condição do edital.

“Estamos reformulando a GCM, adquirimos viaturas automáticas, com conforto, foi passado para adquirimos motos mais potentes para trabalharem. Estamos adquirindo armamentos também, como fuzis, fardamentos também, tendo em vista que a criminalidade também está equipada. Esta semana chegam armas de choque, não letais”, finaliza Rogério.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.