Ramon Rossi

Além do Outubro Rosa, mulheres de Araras que têm entre 50 e 69 anos terão acesso facilitado a mamografias ainda neste semestre, independentemente da campanha deste mês de prevenção ao câncer de mama. Isso porque o vereador Felipe Beloto (PR) solicitou, e obteve, a inclusão do município na rota da unidade móvel de mamografias do programa estadual Mulheres de Peito.

A solicitação do parlamentar ararense foi feita ao deputado estadual Danilo Balas (PSL), que no começo deste mês, enviou ofício a Beloto confirmando o atendimento do pedido e a inclusão de Araras no programa.

Beloto recebeu, também, cópia do documento da CGCSS (Coordenadoria de Gestão de Contratos de Serviços de Saúde), da Secretaria Estadual de Saúde, comunicando oficialmente a inserção da cidade no cronograma de atendimentos da carreta na qual são agilizados atendimentos na prevenção da doença.

“Ficamos muito satisfeitos com o atendimento desse pedido, e agora vamos ficar atentos para obter, em breve, as datas precisas em que a carreta estará em Araras, para fazermos uma divulgação bem ampla”, disse Beloto ao JC.

Mulheres de Peito

O projeto, criado em 2013, tem por objetivo detectar precocemente o câncer de mama e facilitar o acesso ao diagnóstico e ao tratamento da doença para mulheres com idade entre 50 e 69 anos. Pacientes fora dessa faixa etária também podem realizar exames ” basta levar um pedido médico da rede pública ou particular.

Em todas as localidades, os serviços são disponibilizados de segundas a sextas-feiras, entre 9h e 18h, e aos sábados, das 9h às 13h. Os resultados dos exames, emitidos a distância pelo Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem, saem em até 48 horas após a realização do procedimento. Caso seja detectado algum problema, a paciente é encaminhada para a unidade da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer mais próxima da sua residência.

Além das carretas, o Programa Mulheres de Peito realiza agendamento de exames em um dos serviços de mamografia espalhados por todo o estado. As interessadas devem ligar para o 0800 779 0000, de segundas a sextas-feiras, das 8h às 17h. É necessário informar número do cartão do SUS, endereço, telefone, data de nascimento e nome completo dos pais.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.