Outono chegou e a nova estação, que é considerada de transição, tem como características dias mais curtos e noites mais longas.

O verão – que teve início no dia 21 de dezembro de 2022 e terminou ontem, 20 de março de 2023 – teve chuvas acima da média esperada em Rio Claro, que era de 716,5 milímetros. O período contabilizou 982,3 milímetros e foi o quarto mais chuvoso desde quando foi criada a estação do Ceapla na Unesp em 1994.

O verão líder no ranking foi o de 2010/2011, quando as chuvas atingiram 1.086,5 milímetros. Na sequência vem o verão de 2009/2010, com 1.011,3 milímetros, seguido do verão de 1998/1999, com 1.009 milímetros.

Para a nova estação, o outono, que chegou ontem às 18h25, a previsão para a nossa região é de que as chuvas fiquem entre a média ou até mesmo abaixo da média, que é de 207 milímetros para todo o período que se encerra em 21 de junho. No ano passado, o outono somou 126 milímetros.

Verão na cidade de Rio Claro foi chuvoso e terminou com o total de 982,3 milímetros.

Saiba mais

Na Região Sudeste do Brasil, por se tratar de uma estação de transição entre o verão e o inverno, o outono traz consigo características de ambas as estações, com mudanças aceleradas nas condições do tempo. Os dias são mais curtos e as noites mais longas.

Fique atento

Com essa mudança no clima, é importante as pessoas ficarem atentas à saúde. Alguns hábitos podem ajudar na proteção e fortalecimento das defesas do corpo, como a alimentação equilibrada, manter os locais arejados, com janelas abertas, e estar com os exames de rotina em dia. Dentre as ações, duas são essenciais pela efetividade na proteção contra essas doenças: a vacinação e o ato de lavar as mãos com frequência. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma boa higienização das mãos é vital na prevenção de quaisquer infecções adquiridas e na atenção à saúde. O simples ato de lavar as mãos reduz em até 40% o risco de contrair doenças como gripe, conjuntivite e dor de garganta.

Tags: , , ,

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.