Munícipe Vânia Teixeira da Silva exibe o protetor solar: produto indispensável para conter os efeitos das altas temperaturas

Carine Corrêa

“Que calor!” Quem não se queixou das temperaturas altas nesse domingo (24) e segunda-feira (25)? Segundo o Centro de Análise e Planejamento Ambiental (Ceapla) da Unesp de Rio Claro, a temperatura máxima nos dois dias atingiu a marca dos 34ºC. A sensação térmica, no entanto, era maior.

“Essa máxima foi registrada à sombra, sob o sol, logicamente, a temperatura era maior”, diz Carlo Burigo, técnico da estação meteorológica do Ceapla. Burigo ainda revela que neste verão as temperaturas estarão 2ºC acima da média. As chuvas, devem permanecer na média na região. “O fenômeno El Niño faz chover mais no sul e menos no norte do país. Seguindo a mesma lógica, chove mais no sul do sudeste e menos no norte da região. Pensando na localização de Rio Claro, as chuvas devem ficar na média no primeiro semestre do ano”, detalha Burigo.

Munícipe Vânia Teixeira da Silva exibe o protetor solar: produto indispensável para conter os efeitos das altas temperaturas
Munícipe Vânia Teixeira da Silva exibe o protetor solar: produto indispensável para conter os efeitos das altas temperaturas

A umidade relativa do ar na tarde dessa segunda estava em torno dos 58%. Até o próximo sábado (30), a previsão indica temperaturas máximas variando entre 32ºC e 34ºC. As mínimas devem variar entre 21ºC e 23ºC. A probabilidade de precipitar nos próximos dias é de 80%. Nessa segunda, choveu nos municípios: Araras, Limeira e Ipeúna. “Pancadas de chuva são comuns durante a estação”, acrescenta o técnico do Ceapla.

Comparativo 

A estação do Ceapla indicava que até essa segunda-feira choveu um acumulado de 308,6 milímetros no mês de janeiro deste ano. No mesmo mês do ano passado, o volume acumulado ficou bem abaixo da média estimada para o mês: em janeiro de 2015 o acumulado ficou em 94 milímetros, quando a média estimada é de 304 milímetros.

Verão 

A estação deve terminar no dia 20 de março à 01h30, quando terá início o outono. Vânia Teixeira da Silva foi abordada pela reportagem na Rodoviária de Rio Claro e, como medida para a exposição ao sol, leva na bolsa o protetor solar. “Muito calor!”, frisou.

Operação 

A Defesa Civil de todo o estado iniciou a Operação Verão no dia 1º de dezembro de 2015, que se estende até o dia 31 de março. “A Defesa Civil faz nesta época do ano o monitoramento dos pontos de alagamento do município”, reforça Paulo Ortiz, chefe do núcleo operacional da Defesa Civil de Rio Claro.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.