Folhapress

Desenvolvido para facilitar o acesso aos serviços do INSS (Instituto de Seguro Social), o canal Meu INSS reúne mais de cem tipos de atendimento em um único ambiente. Por meio da plataforma, criada em 2017, é possível agendar perícia médica, emitir extratos de contribuições, consultar resultados de pedidos de benefícios e simular o tempo que falta para a aposentadoria.

Entre os serviços mais buscados pelos segurados estão a solicitação de extratos de pagamento e empréstimo e a consulta de benefícios.

Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, no mês de abril o canal de atendimento registrou mais de 28,8 milhões de acessos e o aplicativo foi um dos cinco mais baixados no mês.

O Meu INSS está na plataforma de governo gov.br. Para fazer o cadastro é preciso informar CPF, nome completo e data de nascimento e responder a algumas perguntas sobre seu histórico de contribuições.

Existem duas formas de acessar a plataforma: pelo computador, notebook ou tablet e pelo celular (Android e IOS). As duas opções são gratuitas.

Pelo celular, o primeiro passo é fazer o download do Meu INSS na loja de aplicativos da APP Store ou Play Store. Pela web é preciso acessar o site (meu.inss.gov.br).

Nos dois casos, para realizar o acesso é preciso ter um login e uma senha cadastrados no sistema gov.br.

Dentro da plataforma, basta buscar o serviço de interesse. Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, a versão atualizada permite ao aposentado ou pensionista consultar a cópia dos contratos de empréstimo consignado e os dados de identificação coletados na contratação, o que aumenta a segurança nesse tipo de acordo.

1- EXTRATO DE PAGAMENTO

O serviço “Extrato de Pagamento” é utilizado para consultar todos os comprovantes de pagamento dos benefícios que a pessoa recebe do INSS. O documento traz os valores, a data e o banco onde o benefício foi depositado. Por ele é possível consultar o valor bruto e após os descontos de aposentadorias e pensões, por exemplo. O extrato mostra o detalhamento para quem tem desconto do Imposto de Renda ou abatimento por ter 65 anos ou mais.

Já está liberado o extrato de pagamento com o valor da segunda parcela do 13º, que será paga a partir desta quarta.

Para acessar o extrato:
1. Acesse o Meu INSS com o login
2. Clique na opção “Extrato de Pagamento”
3. Clique no mês desejado
4. Se desejar imprimir, clique em “Baixar PDF”

2 – EXTRATO DE EMPRÉSTIMO

Em “Extrato de Empréstimo”, o contribuinte consegue consultar os empréstimos consignados ativos, que geram desconto no benefício do INSS, e inativos. Também é possível consultar os valores das parcelas, o valor contratado, o prazo e a margem disponível para realizar novos empréstimos.

Para consultar:
1. Acesse o Meu INSS com o login
2. Clique na opção “Extrato de empréstimo”
3. Se receber mais de um benefício previdenciário, consulte um por vez
4. A tela vai mostrar as informações do benefício e a margem consignável
5. Se preferir imprimir, clique em “Baixar PDF”

3 – MEUS BENEFÍCIOS

O serviço “Meus Benefícios” permite ao segurado visualizar os benefícios que possui ou que já possuiu, e os principais serviços correlatos.

Para consultar:
1. Acesse o Meu INSS com o login
2. Clique na opção “Meus Benefícios”
3. Caso tenha, vão aparecer os benefícios ativos ou em análise para aprovação
4. Se preferir imprimir, clique em “Baixar PDF”

4 – EXTRATO DE CONTRIBUIÇÃO (Cnis)

O trabalhador consegue conferir o nome do empregador, o período trabalhado, a remuneração (salário) recebido e a contribuição realizada de seus empregos. As informações estão organizadas por data, dos contratos de trabalho mais recentes até os mais antigos. É importante verificar valores e datas, pois, segundo especialistas, é comum haver falhas, que poderão reduzir ou dificultar o acesso à aposentadoria.

Para consultar:
1. Acesse o Meu INSS com o login
2. Clicar em “Extrato de Contribuição (Cnis)”
3. Se quiser salvar ou imprimir, clique no canto inferior direito em “Baixar PDF”
4. É possível optar pela versão completa, com as remunerações de cada empresa ou a versão resumida, apenas com os registros empregatícios
5. Ao clicar em “Continuar” o documento será aberto
6. Para imprimir, vá no canto superior esquerdo e clique em “Imprimir”

5- RESULTADO DE BENEFÍCIO POR INCAPACIDADE

O serviço “Resultado de benefício por incapacidade” permite a visualização da comunicação de resultado do Auxílio por Incapacidade Temporária (auxílio-doença). Ou seja, após passar pela perícia, o segurado pode consultar se o benefício (ou a prorrogação) será liberado ou não.

Para consultar:
1. Acesse o Meu INSS com o login
2. Clique em “Do que você precisa?” e escreva “Resultado de Benefício por Incapacidade”
3. O documento com o resultado da perícia estará disponível para consulta; nele é possível consultar se o benefício foi ou não concedido ou mantido
4. Se preferir imprimir, clique em “Baixar PDF”

6 – SIMULADOR DE APOSENTADORIA

O serviço “Simulador de Aposentadoria” ajuda a saber quanto tempo falta para o trabalhador se aposentar pelo INSS. A simulação é feita com as informações que estão na base de dados do INSS. O órgão destaca que o serviço serve para simples conferência e não garante o reconhecimento do direito ao benefício.

A simulação mostra se o trabalhador tem direito de se aposentar pelas regras anteriores à reforma da Previdência, de novembro de 2019, e quanto tempo falta para atingir o direito à aposentadoria em uma das regras de transição, se for o caso.

Para fazer a simulação:
1. Acesse o Meu INSS com o login
2. Clique em “Do que você precisa?” e escreva “simular aposentadoria” ou busque pela aba “mais acessados”
3. Confira ou altere seus dados, como data de nascimento ou vínculos, clicando no lápis
4. Depois clique em “Recalcular”
5. A partir do resultado você pode “Pedir Aposentadoria” ou “Baixar PDF”

7 – CARTA DE CONCESSÃO

A “carta de concessão” é o documento que mostra as principais informações do benefício aprovado, como:

  • Espécie e número do benefício;
  • Forma de cálculo do valor do benefício;
  • Valor do benefício;
  • Data e local de pagamento (banco)

A carta de concessão é fundamental para quem pede uma revisão da aposentadoria, pois ela detalha as contribuições e períodos que foram usados no cálculo.

Para acessar:
1. Acesse o Meu INSS com o login
2. Clique em “Carta de Concessão” ou busque pelo campo “Do que você precisa?”
3. O documento estará pronto para visualização
4. Se preferir imprimir, clique em “Baixar PDF”

8 – AGENDAR PERÍCIA

O serviço “Agendar Perícia” pode ser utilizado para pedir um benefício por incapacidade temporária, para quem precisa se afastar do trabalho por motivo de doença ou acidente e para pedir a prorrogação do auxílio-doença.

Para acessar:
1. Acesse o Meu INSS com o login
2. Clicar em “Agendar Perícia”
3. Escolha entre “Perícia Inicial” se for a primeira vez, ou “Perícia de Prorrogação” se já estiver recebendo o benefício
4. Siga as orientações que aparecem na tela
5. Informe os dados necessários para concluir o seu pedido

9 – LAUDOS MÉDICOS

Serviço utilizado para o beneficiário solicitar o laudo médico das perícias feitas no INSS. O laudo continua disponível no sistema mesmo no caso em que o benefício já tenha sido encerrado.

Para consultar:
1. Acesse o Meu INSS com o login
2. Clique em “Do que você precisa?” e escreva o nome do serviço “laudo médico”
3. Clique no benefício para o qual deseja o laudo

10 – DECLARAÇÃO DO BENEFICIÁRIO

Serviço é utilizado para que a pessoa solicite o documento que informa se existe ou não algum benefício do INSS em seu nome.

Para consultar:
1. Clique em “Do que você precisa?” e escreva “Declaração de Beneficiário do INSS” ou abra a aba outros serviços
2. Clique no botão “Consultar”
3. A declaração será gerada pelo sistema
4. Se preferir imprimir, clique em “Baixar PDF”

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.