A Guarda Civil Municipal de Rio Claro está ganhando novas viaturas, algumas deverão chegar nos próximos dias e depois serão equipadas. “É o início da recomposição da frota que encontramos sucateada”, afirma o vice-prefeito e secretário municipal de Segurança, Marco Antonio Bellagamba, acrescentando que “a frota é bastante antiga, tendo alguns veículos com 10 anos de uso e milhares de quilômetros rodados”.

Além dos três veículos modelo Volkswagen Amarok, outros cinco veículos, três peruas e duas motos, estão em processo de compra no setor de licitação. Uma das Amaroks irá para a Defesa Civil para substituir uma velha Kombi.

“Estamos trabalhando para dar melhores condições de trabalho para os nossos guardas municipais e ampliar sua capacidade de atuação para que eles cheguem mais rápido nas ocorrências, inclusive dando segurança aos que trabalham protegendo a comunidade”, afirma o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, destacando que o orçamento do ano passado não permitiu que novos veículos fossem comprados. “Agora, com orçamento próprio e planejamento, iniciamos a substituição da frota”, ressalta o prefeito que também destacou o fato dos “guardas municipais trabalharem com dedicação mesmo com as dificuldades”.

“Trabalhamos de forma contínua no sentido de, cada vez mais, equipar e melhorar as condições de trabalho para os agentes municipais de segurança, aumentando o potencial de atendimento à população”, reforça o secretário Bellagamba, lembrando que o município está ganhando a patrulha ambiental.

As Amaroks receberão equipamentos, como sistema de GPS, rádio-comunicador, luzes, sirene, compartimento de cela, pintura etc. Também em andamento está a licitação para compra de três drones, que serão utilizados pelo setor de segurança. Os guardas municipais também vão receber novo fardamento, que está em confecção e será disponibilizado em breve aos agentes, bem como coturnos, capas para colete a prova de balas e mais munição.

Desde o ano passado, a prefeitura vem realizando uma série de melhorias na estrutura de trabalho da GCM. Uma nova antena de rádio foi instalada para ampliar o sistema de comunicação na região rural. O treinamento do canil passou a ser feito no Lago Azul, foram oferecidos diversos cursos de treinamento, compra de munições, adesão ao Programa Detecta, ampliação do monitoramento de câmeras na área central, regularização de documentação da Guarda Civil, formação de jovens pelo Geduc e implantação das duas centrais de segurança integrada.

 

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.