O Dr. Daniel F. R. Duarte, responsável pelo tratamento de escleroterapia no AME Rio Claro

Lucas Calore

O Dr. Daniel F. R. Duarte, responsável pelo tratamento de escleroterapia no AME Rio Claro
O Dr. Daniel F. R. Duarte, responsável pelo tratamento de escleroterapia no AME Rio Claro

Muito comuns em mulheres de mais idade, as varizes são veias dilatadas que causam dores, cansaço e inchaço nas pernas. Apesar de muitas pacientes se preocuparem com a estética das pernas, essas veias podem gerar ainda mais complicações para a saúde.

De acordo com o cirurgião vascular Dr. Daniel F. R. Duarte, que atua no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Rio Claro, o principal fator de existência das varizes numa paciente é genética. “Mulheres acima de 30 anos já têm incidência. Mas de 50 a 60 a incidência é ainda maior”, alerta.

Escleroterapia

Desde janeiro deste ano, a unidade do AME na cidade é o único serviço público de toda a região a oferecer um tratamento inovador para melhorar a aparência das veias varicosas. A escleroterapia é uma alternativa às cirurgias. É indolor, sem anestesia e o médico a realiza entre 10 e 15 minutos. Cerca de 40 pacientes já foram tratados em Rio Claro.

O método envolve a injeção de microespuma nas veias. A solução provoca uma contração da veia e a passagem da espuma é monitorada por ultrassonografia. “Os resultados da escleroterapia com espuma são muito bons e este método de tratamento oferece uma alternativa possível para a cirurgia”, explica o Dr. Daniel.

Encaminhamento

A pessoa que possuir varizes e que se interessou pelo tratamento deve se consultar em uma unidade de saúde mais próxima da sua residência. O médico poderá fazer o encaminhamento para o AME.

AME Rio Claro

Vale lembrar que o ambulatório é administrado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atuando junto ao Sistema Único de Saúde – SUS de Rio Claro e região, o AME recebe pacientes da Cidade Azul, Santa Gertrudes, Cordeirópolis, Ipeúna, Itirapina, entre outros municípios.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.