Fachada do prédio do Fórum de Rio Claro, que está situado na Avenida 5, Centro

Ednéia Silva

O Fórum de Rio Claro terá mais duas varas em breve: 1ª e 2ª Vara da Família e das Sucessões. Os juízes titulares das varas foram designados no início deste mês pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Wagner Carvalho Lima vai comandar a primeira vara e Antonio Fernando Scheibel Padula a segunda.

A nomeação dos juízes foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) no último dia 8. A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Rio Claro, Rosa Cattuzzo, informou que a data de instalação das varas de Família e Sucessões foi marcada para o dia 16 de novembro com cerimônia às 17 horas.

De acordo com ela, as varas terão dois cartórios digitais que vão funcionar no espaço onde antes funcionava o banco e o gabinete dos juízes no Fórum. A reforma e adequação do local estão em andamento. Rosa destaca a importância dessa conquista que beneficiará toda a advocacia rio-clarense.

Fachada do prédio do Fórum de Rio Claro, que está situado na Avenida 5, Centro
Fachada do prédio do Fórum de Rio Claro, que está situado na Avenida 5, Centro

“A criação de mais varas cíveis ou vara especializada de família era um anseio de toda classe e uma luta da OAB há muito tempo, pois as atuais quatro varas cíveis da nossa comarca já não eram suficientes para a demanda, o que implica na morosidade da justiça, sentida não só pelos advogados, mas também pela população”, comenta Rosa. Segundo ela, na área de família, que trata de ações de pensão alimentícia, divórcio, guarda de menores, os processos precisam de solução rápida e essa celeridade será possível com as novas varas.

A presidente da OAB conclui a sua fala agradecendo pelo empenho à juíza Cyntia Andraus Carretta, diretora do Fórum e titular da 3ª Vara Cível, e ao deputado Aldo Demarchi, para que a instalação dessas duas varas especializadas de família se tornasse realidade.

Sobre as novas varas, a juíza Cyntia Andraus Carretta informou que elas serão integralmente digitais, sem redirecionamento dos processos, o que tende a acelerar as resoluções dos casos, que exigem celeridade.

A última vara inaugurada em Rio Claro foi a da Fazenda Pública em 28 de agosto de 2013. Além das varas cíveis e de família, Rio Claro também pleiteia a criação de uma segunda Vara do Trabalho.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.