De junho a setembro, vacinação acelera e número de casos despenca 91,6%. Óbitos recuaram 86,2%, aponta comitê da Unesp

Desde o dia 21 de janeiro que Rio Claro está vacinando a população contra a Covid-19. De lá para cá, a situação epidemiológica no município é completamente diferente e mostra a eficácia dos imunizantes contra o coronavírus. Naquele mesmo dia haviam sido confirmados 56 novos casos da doença e 395 pessoas em isolamento domiciliar. O dado mais recente divulgado pela Fundação Municipal de Saúde, na sexta-feira (1º), aponta apenas 3 novos registros de infectados e 23 pessoas em isolamento em suas residências.

O comitê científico da Unesp Rio Claro, que acompanha o desenvolvimento das ações antiCovid no município, aponta que, apesar de ainda no primeiro semestre de 2021 a campanha de vacinação ter sido mais lenta, o ritmo decolou em seguida. De junho a setembro 77.833 pessoas receberam pelo menos a primeira dose, enquanto 87.873 pessoas ficaram completamente imunizadas com a vacinação no período citado.

De junho a setembro, vacinação acelera e número de casos despenca 91,6%. Óbitos recuaram 86,2%, aponta comitê da Unesp

“Isso representa um crescimento de 88% no número de pessoas vacinadas e 176% totalmente imunizadas [entre junho e setembro]. Os resultados da campanha de imunização são igualmente espetaculares. Em quatro meses, o número de novos casos despencou em 91,6%, de internação em 97,5% e de óbitos em 86,2%”, afirma o Dr. Eduardo Kokubun.

Até a última sexta-feira, 286.287 doses foram aplicadas em Rio Claro. Desse total, 161.693 são primeiras doses, 116.649 segundas doses, 4.806 doses únicas e 3.139 doses adicionais. Considerando a estimativa populacional geral deste ano pelo IBGE, de 209.548 habitantes no município, em cada 100 pessoas quase 80 já receberam ao menos uma dose da vacina contra Covid na cidade. Já aquelas que tomaram as duas ou a dose única representam 57,96% da população rio-clarense, ou seja, 121.455 pessoas acima de 12 anos.

Para o pesquisador da Unesp, a campanha de vacinação ainda tem muito a avançar, mesmo com bons resultados até o momento. “Rio Claro já ultrapassou os Estados Unidos em proporção de pessoas completamente imunizadas: lá eles alcançaram cerca de 55%. Israel que é um dos países que mais rapidamente avançaram na vacinação e alcançou cerca de 60% da população totalmente imunizada em abril, porém esse número estacionou. Esta semana, Portugal alcançou 85% da população totalmente imunizada. A pandemia praticamente desapareceu por lá. A comparação mostra que vale a pena investir na vacinação e aguardar maior parte da população receber a imunização completa”, finaliza.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.