ser imunizados (foto Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Divulgação

Começa nesta segunda-feira (3) a campanha de vacinação contra a raiva na zona rural de Rio Claro, realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde. Cães e gatos devem receber a dose da vacina.

Os animais de grande porte (equinos e bovinos) devem ser vacinados pelos proprietários. A imunização é a única forma de prevenção contra a raiva. A doença é transmitida por morcegos e, além de ser fatal para os animais, também provoca a morte do ser humano que for contaminado, através de mordeduras ou contato direto com secreções de animais infectados.

De acordo com o veterinário Josiel Hebling, gerente do Centro de Controle de Zoonoses, as equipes estarão percorrendo sítios, chácaras e fazendas para atender aos moradores rurais, como acontece todos os anos.

A divulgação dos postos de vacinação será feita ao longo da campanha. No ano passado foram vacinados 14.400 animais em Rio Claro. Desses, 2.859 cães e gatos na zona rural.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.