Divulgação

A Secretaria de Saúde do Estado, por intermédio da Divisão de Imunização da Vigilância Epidemiológica, ampliou o prazo de vacinação antigripe. A campanha está prorrogada até o dia 24 de julho. Em Rio Claro as pessoas devem procurar a unidade de saúde mais próxima de suas casas, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.

Os grupos indicados são professores e todos os outros funcionários de escolas do Ensino Infantil (incluindo as creches), Fundamental e Médio da Rede Pública e Privada; Polícia Federal, Militar, Bombeiros, Polícia Civil; Exército, Aeronáutica e Marinha; funcionários dos Correios; motoristas e cobradores de ônibus das linhas estaduais e municipais; moradores de rua; refugiados; funcionários da Defensoria Pública Federal, Estadual e Municipal; e funcionários da coleta de lixo e da limpeza das ruas.

A campanha começou no dia 4 de maio em todo o país e foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até o dia 5 de junho. Após o encerramento, o Ministério da Saúde recomendou aos estados e municípios que não atingiram a meta a continuidade da vacinação. Ficou a cargo dos gestores locais, no entanto, avaliar se já tinham sido esgotadas todas as possibilidades de vacinação dos grupos-alvo e definir o novo público a ser incluído na campanha, de acordo com as necessidades locais.

O Ministério da Saúde adquiriu 54 milhões de doses para a campanha. Vale ressaltar que a vacina da gripe tem duração de um ano, não devendo ser devolvida. A definição dos grupos prioritários segue a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), além de ser respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde em 2015 protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela OMS para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.