Nesta segunda-feira (23) começa a campanha nacional de vacinação contra a gripe. Rio Claro segue as determinações do Ministério da Saúde e vacinará os grupos de risco. As imunizações começam sendo feitas em pessoas a partir de 60 anos, indígenas e trabalhadores da saúde. Neste ano a vacina, distribuída pelo governo federal, protege contra os vírus H1N1, Influenza B e H3N2.

Em Rio Claro a vacinação será feita em 18 salas de vacinação, nas Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde Família. A lista com endereços completos e telefones está no endereço www.saude-rioclaro.org.br/enderecos.htm. O atendimento será feito de segunda a sexta-feira das 7 às 16 horas. As Unidades Básicas de Saúde onde serão aplicadas as vacinas ficam nos distritos de Assistência e Ferraz e nos bairros Boa Vista, Cervezão, Bairro do Estádio, Wenzel e Vila Cristina. As Unidades de Saúde da Família onde serão aplicadas as vacinas ficam no distrito de Ajapi e nos bairros Mãe Preta, Palmeiras, Jardim Novo, Benjamim de Castro, Bonsucesso/Novo Wenzel, Jardim das Flores, Guanabara, Panorama, Terra Nova e Jardim Progresso.

ENDEREÇOS DAS UNIDADES DE SAÚDE DE RIO CLARO-SP
www.saude-rioclaro.org.br
ENDEREÇOS DAS UNIDADES DE SAÚDE DE RIO CLARO-SP SEDE ADMINISTRAÇÃO-AV. 2,238-CENTRO FONE-35223600 / funcionamento: todos os dias úteis da semana das 7:00 horas as 17:00 horas

A partir do dia 2 de maio serão incluídas na vacinação crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes e puérperas. Do dia 9 de maio em diante também serão vacinadas pessoas portadoras de doenças não contagiosas, professores e pessoas no sistema prisional.

A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para a vacinação contra a gripe em Rio Claro é 42 mil pessoas dos chamados “grupos prioritários”. No ano passado, Rio Claro conseguiu superar a meta.
“Esperamos neste ano também superar meta e toda a equipe de profissionais da Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica está mobilizada na campanha de vacinação”, comenta o secretário municipal de Saúde, Djair Francisco.

Em sua visita a Rio Claro, na quinta-feira (19), o Ministro da Saúde, Gilberto Occhi, reiterou a importância do trabalho das secretarias de Saúde e vigilâncias epidemiológicas dos Municípios. “Precisamos unir esforços para que todos dos grupos prioritários sejam vacinados”, afirmou Occhi.

De acordo com o cronograma do Ministério da Saúde, o dia 12 de maio está previsto para ser o “Dia D” de vacinação contra a gripe, para todas as pessoas dos grupos prioritários tomarem a vacina. De acordo com o governo federal, a vacinação de pessoas que não fazem parte de grupos prioritários ainda está em estudo pelo Ministério da Saúde.
Além de tomarem a vacina, as pessoas podem se prevenir contra a gripe com atitudes simples, como evitar contato muito próximo com pessoa infectada; lavar sempre as mãos com água e sabão e evitar levar as mãos ao rosto e, principalmente, à boca; sempre que possível ter um frasco com álcool-gel para garantir que as mãos sempre estejam esterilizadas; não compartilhar utensílios de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros; evitar locais fechados ou com muitas pessoas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.