A pequena Clara toma a dose da vacina contra a gripe H1N1

Lucas Calore

A pequena Clara toma a dose da vacina contra a gripe H1N1
A pequena Clara toma a dose da vacina contra a gripe H1N1

A campanha de vacinação contra a gripe A – H1N1 foi prorrogada pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Em Rio Claro, mesmo com a meta sendo alcançada, a campanha irá prosseguir até o dia 31 de maio em todas as unidades de saúde do município, das 7h30 às 15h30.

Gestantes e crianças

De acordo com a Fundação Municipal de Saúde, os grupos prioritários que ainda não fecharam a meta foram gestantes (60,07%) e crianças (44%). No total, a campanha em Rio Claro vacinou 44.820 pessoas das 40.937 estimadas, ou seja, chegando aos 86,01% dos 80% estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Movimento intenso

Nas unidades básicas de saúde de Rio Claro, o movimento foi intenso nos últimos dias. Na UBS Oreste Armando Giovanni, na Avenida 29 do Bairro do Estádio, só nesta semana quase três mil pessoas receberam a dose da vacina, de acordo com a enfermeira-chefe Fátima Socolowski.

No início da semana alguns leitores se queixaram de que as doses teriam acabado na UBS Cervezão. A Fundação Municipal de Saúde negou a informação à reportagem.

Nessa sexta-feira, a enfermeira-chefe da unidade Giza Rodrigues Moraes voltou a garantir que todas as pessoas dos grupos prioritários receberam a vacina e que não houve falta. Mais de 3.500 pessoas foram vacinadas desde o início da campanha nessa UBS.

Suspeitas

Há atualmente 22 casos suspeitos de H1N1 no município. Dos exames feitos nos pacientes tem demorado de dois a três meses para sair o resultado.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.