Vacinação contra Covid no Jardim Público continua nesta 3ª-f e 4ª-f

Vacinação contra Covid no Jardim Público continua nesta 3ª-f e 4ª-f

Nesta terça e quarta-feira (5) a van da imunização da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro estará novamente no Jardim Público para vacinação contra a Covid. No local, próximo ao coreto, estarão disponíveis doses contra a Covid para todas as faixas etárias, a partir dos 6 meses de idade.

Na sexta-feira, seguindo orientação do Ministério Público, o município incluiu pessoas com comorbidade no público-alvo para a dose de reforço com bivalente, que é uma versão atualizada da vacina contra a Covid e pode oferecer proteção ainda maior contra as variantes da Ômicron. As pessoas maiores de 12 anos portadoras de doença crônica devem tomar este reforço.

“Para este grupo não há exigência quanto à comprovação da situação de comorbidade, sendo suficiente para a vacinação a comorbidade autodeclarada”, observa Fabyolla Lourenço, responsável pelo setor de imunização da Fundação Municipal Saúde.

Para receber a dose da bivalente, é necessário que a pessoa já tenha tomado pelo menos duas doses de vacinas anteriores contra a Covid e o intervalo necessário da dose mais recente para o reforço com bivalente é de quatro meses.

Público-alvo da vacinação Covid

A vacina bivalente contra a Covid também está sendo aplicada em gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente a partir dos 12 anos, idosos a partir de 60 anos e pessoas a partir de 12 anos imunocomprometidas. Também estão incluídos nos grupos prioritários para a bivalente a população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas que vivem em instituições de longa permanência e seus trabalhadores.

A vacinação Covid é realizada em crianças a partir de 6 meses, com esquema vacinal composto por três doses. Crianças de 3 anos a 11 anos precisam tomar a dose de reforço, aplicada quatro meses após a segunda dose.

Adolescentes de 12 a 17 anos devem ter ao menos duas doses iniciais de vacina e um reforço também aplicado quatro meses após a segunda dose. Pessoas de 18 a 59 anos devem ter ao menos duas doses iniciais de vacina e dois reforços, sendo o primeiro aplicado quatro meses após a segunda dose e o segundo reforço aplicado quatro meses após o primeiro reforço.