Foto: Divulgação/PMRC

Atendimento é de segunda a sexta-feira nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família

A campanha de vacinação contra a poliomielite foi prorrogada em Rio Claro e segue até 28 de junho. Assim, os pais ganham mais tempo para levar os menores de 5 anos para tomar a dose que protege contra a paralisia infantil. Todos na faixa etária de 1 ano a menores de 5 anos precisam tomar a gotinha. No caso de menores de 1 ano é analisada a situação vacinal, e aplicada a dose se estiver em atraso.

A Fundação Municipal de Saúde observa que há muitas crianças que ainda não foram vacinadas. O atendimento é de segunda a sexta-feira a partir das 7h30 nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família. Nas unidades dos bairros Mãe Preta, Bonsucesso e Terra Nova a vacinação é até as 18h30, e nas demais unidades de saúde do município a vacinação vai até as 16h30.

A poliomielite é uma doença grave caracterizada por quadro de paralisia, que em geral acomete os membros inferiores de forma irreversível. O Ministério da Saúde destaca que a vacinação é fundamental para reduzir o risco de reintrodução no Brasil do vírus causador da doença, que está eliminada no país desde 1994.