Rio Claro ampliou o público-alvo para a vacinação contra HPV e meningite, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde. Desde esta terça-feira (13) os adolescentes não-vacinados de 13 e 14 anos podem se vacinar contra a meningite. O calendário nacional de vacinação contemplava até então apenas os adolescentes de 11 e 12 anos, que continuam sendo atendidos. A aplicação da vacina meningocócica ACWY na nova faixa etária será realizada até junho de 2023.

Segundo o Ministério da Saúde, pesquisas apontam que as vacinas meningocócicas demonstram uma resposta imune mais robusta nos adolescentes, com persistência de anticorpos protetores por um prolongado período.

Já a dose contra HPV passou a ser aplicada também nos meninos de 9 e 10 anos. Os garotos só eram vacinados a partir dos 11 anos. Agora, a vacina contra o HPV atende meninos e meninas de 9 a 14 anos de idade.

A vacinação contra o HPV em adolescentes é utilizada por mais de 100 países. Vários deles já possuem estudos de impacto dessa estratégia com resultados positivos na prevenção e redução das doenças ocasionadas pelo vírus, como câncer do colo do útero, vulva, vagina, região anal, pênis e orofaringe.

A vacinação é realizada nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família, de segunda a sexta-feira a partir das 7h30. No caso das unidades dos bairros Mãe Preta, Bonsucesso e Terra Nova, que funcionam em horário estendido, a vacinação segue até as 18h30, e nas demais unidades de saúde do município a vacinação é até as 16h30. Não há vacinação nas unidades do Boa Vista, Guanabara e São Miguel.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.