Foto: Governo do Estado de São Paulo

A campanha de vacinação contra a gripe será realizada a partir do dia 4 de abril, conforme anunciou o Ministério da Saúde. Em Rio Claro a aplicação das doses será nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família. O posto de vacinação no bairro Boa Morte continuará sendo exclusivo para a vacinação contra Covid.

Na primeira etapa da campanha, de 4 de abril a 2 de maio, serão vacinados exclusivamente idosos e profissionais de saúde. A segunda etapa será de 3 de maio a 3 de junho e incluirá a vacinação de crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes e puérperas; povos indígenas, pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento e Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; e população privada de liberdade.

Giulia Puttomatti, presidente da Fundação Municipal de Saúde, destaca que a vacinação contra a influenza permitirá, ao longo do ano, prevenir o surgimento de complicações decorrentes da gripe e óbitos. Além disso, a vacinação é fundamental para minimizar a carga da doença e reduzir os sintomas, que podem ser confundidos com os da Covid. Outro aspecto positivo é a redução de sobrecarga sobre os serviços de saúde.

Conforme informa o Ministério da Saúde, a vacina influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

Correção

Em entrevista ao Grupo JC na última quarta, a própria presidente da FMS havia informado que a vacinação contra a gripe aconteceria na Igreja da Boa Morte, o que foi esclarecido nesta quinta (17) que não acontecerá.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.