A Secretaria de Saúde de Rio Claro, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), continua neste sábado (28) e domingo (29) com a Campanha de Vacinação contra a Raiva. Neste final de semana as vacinas serão aplicadas das 9 às 16 horas em cães e gatos em 12 postos em diferentes pontos do município.

A vacina é segura e gratuita e é recomendada também para os animais que não saem de casa, pois os morcegos, que são os transmissores da raiva, podem entrar em contato com eles nos quintais dos imóveis.

De acordo com o Centro de Controle Zoonoses, a vacina só não é recomendada em casos em que o cão ou gato esteja em tratamento com antibióticos, cadelas ou gatas prenhas e amamentando e também em animais menores de três meses. Para animais muitos idosos e debilitados também a vacina não é recomendada.

Os proprietários que tiverem a carteira de vacinação do animal devem levá-la para manter o controle da vacina. Os que não têm, recebem a carteirinha para que possam apresentá-la nas demais campanhas de vacinação. O Centro de Controle de Zoonoses reforça a necessidade da vacinação nos animais domésticos.

A orientação é que os cães sejam levados com guia e coleira e que os de grande porte sejam conduzidos por um adulto, e os gatos sejam transportados em caixas apropriadas. No primeiro dia de vacinação, realizado no domingo, dia 22 de julho, foram aplicadas 1.067 doses em cães e gatos. Dos sete pontos de vacinação, o que registrou maior movimento foi o da Unidade de Saúde do Mãe Preta, com 313 animais vacinados.

Na zona rural a vacinação em cães e gatos já está sendo realizada desde abril por equipes que percorrem sítios e fazendas diariamente imunizando os animais. Com relação aos equinos e bovinos a vacinação deve ser providenciada pelos proprietários, adquirindo as doses do medicamento em agropecuárias.

Confira os locais onde a vacinação será realizada no sábado (28) e no domingo (29) das 9 às 16 horas:

Sábado

Igreja Nossa Senhora das Graças (Rua 10 A com Avenida 40 A – Vila Nova); Praça na Avenida 24A com Avenida Ulysses Guimarães e Rua 10A (Vila Alemã); Grêmio da Bela Vista (Avenida 8A com Rua 14B, Vila Bela Vista); Praça em frente ao Daae (Avenida 8A, Vila Indaiá); Praça próxima ao shopping (Avenida Navarro de Andrade com a Avenida 7A, Cidade Nova); Escola Dante Egréggio (Rua P4 com avenida P23 e P 25, Vila Paulista); Igreja Evangélica Rioclarense (Avenida P37 com ruas P3 E P4, Jardim Conduta).

Domingo

Escola José Cardoso (Rua 9 com Rua 16, Arco-íris); Quadra Poliesportiva do Arco-íris (Rua 6JA com rua 3, Arco-Íris); Escola Sylvio de Araújo (Rua 9A com avenidas 72A e 74A, Vila São Miguel); Anel Viário na altura da Avenida 70A (Vila São Miguel); Escola Djiliah Camargo de Souza (Rua 4A com avenida 42A, Jardim Ipê) e USF Ajapi (Rua 4 com avenidas 1 e 3, Ajapi).

O calendário de vacinação poderá ser alterado caso os trabalhos não possam ser efetuados por conta de chuvas. Eventuais mudanças serão divulgadas através da imprensa.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.