A campanha municipal de vacinação antirrábica contempla apenas os animais de pequeno porte (cães e gatos)

A última vez em que Rio Claro realizou uma campanha de vacinação antirrábica foi no ano de 2019. Postos volantes eram montados em vários bairros da cidade para facilitar o acesso da população na hora de levar o animal de estimação. Na oportunidade foram imunizados gratuitamente 20.655 animais, sendo 15.700 cães e 4.955 felinos.

Com o início da pandemia em 2020, mudanças ocorreram em vários âmbitos e neste caso não foi diferente: a vacinação não foi realizada. Neste ano a situação segue da mesma forma.

O governo estadual emitiu nota técnica, publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo, em que suspende a campanha de vacinação contra a raiva também neste ano nos municípios paulistas em virtude da pandemia de coronavírus. A vacina é aplicada apenas em cães e gatos agressores que possam ter tido contato com morcegos. A vacina é enviada pelo governo estadual.

No estado de São Paulo, o último caso humano de raiva pela variante canina ocorreu em 1997 e o último caso animal em 1998 e, desde então, todos os casos humanos registrados no estado foram causados por variantes de morcego.

A raiva é um vírus zoonose, ou seja, que pode ser transmitido do animal para o homem. Ainda que seja considerada incomum nos dias de hoje, gera muitas preocupações, pois é fatal em quase 100% dos casos.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.