A campanha de vacinação antirrábica na área rural de Rio Claro está prevista para começar no dia 23 de abril. Equipes do Centro de Controle de Zoonoses vão percorrer propriedades rurais vacinando cães e gatos. Animais de grande porte como equinos e bovinos devem ser vacinados pelos proprietários.

Durante esta semana, agentes de saúde receberam novo treinamento para o uso de equipamentos de contenção e aplicação das doses. Essa capacitação é realizada regularmente pela Secretaria Municipal de Saúde, mesmo para os agentes que já trabalharam nas campanhas anteriores. O objetivo é garantir que a vacinação antirrábica seja feita com toda a segurança necessária. Na campanha rural de 2017 a prefeitura vacinou 3.956 animais, sendo 3.114 cães e 842 gatos.

Terminada a vacinação rural, a Secretaria Municipal de Saúde começa a vacinação urbana. A cidade terá vários pontos de vacinação durante os finais de semana e os proprietários poderão levar seus animais até o local mais próximo de sua residência. Para os que irão levar gatos aos pontos de vacinação, o Centro de Controle de Zoonoses solicita que o animal seja colocado em caixa de transporte para evitar fugas, já que os gatos são de contenção mais difícil.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.