Rio Claro inicia no próximo domingo (22), a campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos no perímetro urbano. Vários postos de vacinação serão montados durante a realização da campanha, que segue até o dia 26 de agosto. A expectativa do Centro de Controle de Zoonoses, vinculado à Secretaria de Saúde, é de durante a campanha vacinar entre 15 e 20 mil animais.

As equipes já definiram os locais onde haverá postos de vacinação, que atenderão sempre nos finais de semana (sábado e domingo), das 9 às 16 horas. No total são 74 pontos, incluindo os distritos de Ajapi e Assistência.

Na zona rural a vacinação em cães e gatos já está sendo realizada desde abril por equipes que percorrem sítios e fazendas diariamente imunizando os animais. Com relação aos equinos e bovinos a vacinação deve ser providenciada pelos proprietários, adquirindo as doses do medicamento em agropecuárias.

Os locais e dias em que o CCZ realizará a campanha antirrábica podem ser conferidos pela internet no endereço https://cczrioclaro.wordpress.com/vacinacao-antirrabica/. O calendário de vacinação poderá ser alterado caso os trabalhos não possam ser efetuados por conta de chuvas. Eventuais mudanças serão divulgadas através da imprensa.

A raiva é uma doença viral que pode ser prevenida, geralmente é transmitida através da mordida de um animal infectado. A contaminação pelo vírus acontece através da saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura, arranhadura, lambedura de mucosas. O vírus penetra no organismo, multiplica-se no ponto de inoculação, atinge o sistema nervoso periférico e, posteriormente, o sistema nervoso central. A partir daí, dissemina-se para vários órgãos e glândulas salivares, onde também se replica e é eliminado pela saliva das pessoas ou animais enfermos.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Notícias:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Brasil: número de mortes por ataques de cães cresce 27%