Lucas Calore

A campanha nacional de vacinação contra a gripe A-H1N1 termina nesta sexta-feira (20). Até a última sexta-feira (13) tinham sido vacinadas 34.783 pessoas das 40.937 estimadas para Rio Claro, o que significa 65,93% da meta, que é de 80%, segundo boletim da Prefeitura Municipal. A campanha teve início no país no dia 30 de abril.

Nessa segunda-feira (16), porém, munícipes relataram que foram até a Unidade Básica de Saúde do Grande Cervezão para receber a vacina e foram informados de que as doses haviam acabado.

A Fundação Municipal de Saúde foi procurada. Ao JC, afirmou que a informação não procede e que a vacinação continua no local. Vale lembrar que, no início do mês de maio, em um segundo lote, foram disponibilizadas 15.096 doses de vacina para Rio Claro, que seriam utilizadas até quando fossem esgotadas.

>>>    Confirmada morte de paciente por H1N1

Primeira vez

Na Farmácia Popular, na Avenida 2 do Centro, um posto de atendimento temporário foi instalado para fazer a vacinação dos grupos de risco. De acordo com a enfermeira responsável, Cristina Rossini, a procura pela vacina era muito grande por pessoas que nunca haviam se vacinado contra a gripe A – H1N1. Nos últimos dias, a média de atendimento era de 200 pessoas por dia.

Grávidas e puérperas

Em relação ao grupo de gestantes, foram vacinadas até o momento em Rio Claro 1.001 mulheres, o que representa 52,52% para uma estimativa de 1.906. Foram vacinadas também 180 puérperas (até 45 dias após parto), uma taxa de 57,51% em uma população estimada em 313. A meta é de 80%.

Onde se vacinar

Além de em todas as unidades de saúde e Farmácia Popular, o Cead também está atendendo o público-alvo e fica na Avenida 24 entre ruas 8 e 9, no Santana. O atendimento acontece no horário das 07h30 às 15h30.

ENTREVISTA

A enfermeira Dinora Silmara dos Santos, da Vigilância Epidemiológica de Rio Claro, falou sobre o assunto no Jornal da Manhã, da Rádio Excelsior Jovem Pan News. Clique no player abaixo para ouvir a entrevista na íntegra.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.