A Unidos da Vila Alemã (UVA) se tornou bicampeã do Carnaval de 2024, em Rio Claro. A escola levou para a Passarela do Samba o enredo sobre a história da lenda de João-de-Barro, com o tema “Ku’ya: os verdes cantos do João-de-Barro”. A nota final da UVA foi: 179,4 pontos.

A escola A Casamba ficou na segunda colocação, com 179 pontos. A Samuca teve 178,9 pontos, ficando na terceira colocação. E a Grasifs – Voz do Morro teve 177 pontos, ficando na quarta colocação do grupo especial.

A apuração foi realizada no Ginásio de Esportes Felipe Karam, com a presença de grande número de torcedores e dirigentes das escolas de samba. O desfile das campeãs será na noite desta terça-feira (13), a partir das 19h30.

Confira todas as notas das escolas do grupo especial

Segundo o carnavalesco da escola Marcelo Camargo, a ideia do tema surgiu despretensiosamente. “Estava no barracão da escola um dia, observei um João-de-Barro e resolvi pesquisar sobre, foi quando me deparei com a lenda que iremos apresentar na Avenida”, relata.

HISTÓRIA

Campeã do Carnaval do ano passado, em 2023, a UVA voltou ao topo pódio em 2024. A agremiação foi fundada em 23 de março de 1986, e tem como símbolos um pandeiro e um cacho de uva. Bruno Felipe Calore é presidente, Eric Salla diretor de carnaval. Os autores do samba são Fabiano, Pablo Souza, Leandro Martins e Buiu MT, interpretado por Maurício Oliveira e Betinho do Cavaco.

Wiliam Leandro é o mestre da bateria, que conta com 66 ritmistas. Seus diretores são Erick Leandro, Everton, Mauro, Thais, Ronaldo, Lucas, Marilisa e Gustavo. São 600 integrantes, 14 alas e seis alegorias. Vitor Barbosa e Lilian Faria formam o 1º casal de mestre-sala e porta-bandeira, Glória Oliveira é porta-estandarte e Paola Lima e Jessica Lacerda são musas da bateria.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.