Passageiros que utilizam o terminal de ônibus urbano na estação se queixam da falta de segurança e pedem um Guarda Municipal para o local

Ednéia Silva

Passageiros que utilizam o terminal de ônibus urbano na estação se queixam da falta de segurança e pedem um Guarda Municipal para o local
Passageiros que utilizam o terminal de ônibus urbano na estação se queixam da falta de segurança e pedem um Guarda Municipal para o local

Passageiros aguardam ônibus no terminal urbano que fica na antiga estação ferroviária na Rua 1, região central da cidade, na tarde dessa sexta-feira (24)

O terminal de ônibus urbano localizado na antiga estação ferroviária voltou a ser alvo de queixas de usuários. Eles reclamam da falta de segurança e do estado de abandono do local. Segundo as denúncias, há fezes de pombos, lixo, lâmpadas apagadas que deixam o espaço às escuras durante a noite, entre outros problemas. Os passageiros pedem a destinação de uma guarda municipal para fazer a segurança do terminal.

Na tarde dessa sexta-feira (24) a reportagem esteve no local. No chão foram encontrados papéis, sacos plásticos e até restos de frutas descartados irregularmente pelos usuários, mesmo nas proximidades das lixeiras. “A prefeitura limpa, mas tem gente que não colabora”, declarou Daniela dos Santos Silva, ao ser questionada sobre a situação do terminal.

Segundo ela, de manhã o local está limpo, mas vai ficando mais sujo conforme aumenta a circulação de pessoas. Daniela reclama também que alguns bancos ficam sujos com fezes de pombos que habitam o espaço. “Tem hora que não dá pra sentar”, comenta.

Para o aposentado Manoel Fernandes, o terminal deveria ter segurança, quem sabe da guarda municipal. “Se tivesse alguém vigiando evitava vários problemas”, destaca. Esse também é o pensamento do estudante Felipe de Oliveira que sugere a colocação de um guarda fixo no terminal, principalmente, durante a noite quando o movimento de usuários é menor.

Questionado sobre a situação das luminárias, Fernandes não soube informar, porque não utiliza o terminal no período noturno. A pergunta foi feita porque o JC recebeu queixas sobre lâmpadas apagadas deixando o local às escuras.

Questionada sobre as reclamações, a prefeitura informou que “a limpeza de toda a área de embarque e desembarque dos passageiros dos ônibus circulares é feita semanalmente por caminhão pipa do Daae. Além disso, há lixeiras no local. Viaturas da GM também patrulham aquela área diariamente. Quanto à iluminação, a Secretaria de Turismo informa que os guardas daquela repartição municipal, responsáveis por acender as luzes, são orientados a só desligá-las ao amanhecer”.

LIXO ZERO

Vale lembrar que Rio Claro tem a Lei municipal nº 4.675/2013 que pune quem jogar lixo na rua. A lei estabelece multa de 45 UFMRCs (Unidades Fiscais do Município de Rio Claro) a cada infração cometida. A aplicação da multa é progressiva, ou seja, o valor sobe conforme o número de reincidências. A lei também prevê multa de R$ 112,81 (45 UFMRC) para quem descartar cacos de vidro e outros objetos cortantes no lixo domiciliar. Se o material ferir os coletores, a multa será de 90 UFMRC. Não retirar o lixo da rua em dias de chuva forte também terá multa de 45 UFMRC.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.