Testes feitos pelo JC comprovam que sinal livre wi-fi funciona e pode ser utilizado pela população para acessar internet

Ednéia Silva

Há pouco mais de um mês, a prefeitura anunciou a liberação de sinal wirelles gratuito de internet no Mercado Municipal, na antiga Estação Ferroviária e no Jardim Público. A reportagem do JC decidiu testar o serviço para verificar se de fato está funcionando.

Os testes foram feitos nessa quinta-feira (30) no Jardim Público e na Estação Ferroviária. Os resultados foram positivos. O sinal estava forte, com boa conexão e o serviço recebeu a aprovação dos usuários.

Testes feitos pelo JC comprovam que sinal livre wi-fi funciona e pode ser utilizado pela população para acessar internet
Testes feitos pelo JC comprovam que sinal livre wi-fi funciona e pode ser utilizado pela população para acessar internet

Wilson trabalha no jardim e usa a internet gratuita desde a abertura do sinal. Segundo ele, nessa quinta-feira o sinal estava forte e com ótima velocidade. Pela internet gratuita, ele conecta-se a sites, troca mensagens pelo WhatsApp, entre outras atividades online. Ele espera que o serviço mantenha o padrão de qualidade, afinal é pago pela população por meio dos impostos.

Elcio Bernardes também conecta-se diariamente através do wi-fi grátis. Agora, ele trabalha ligado nas notícias publicadas nos portais eletrônicos e mantendo contato online com as pessoas. Bernardes aprovou o wi-fi. “Está uma beleza. Estou conectando tudo, site, YouTube, WhatsApp”, disse, manuseando seu notebook.

Gláucia Junqueira Monteiro acessa a internet gratuita pelo celular. Nessa quinta-feira (30), ela utilizava o serviço e elogiou a qualidade do sinal. No entanto, disse que nem sempre existe facilidade de conexão. Segundo ela, há alguns dias tentou conectar o sinal gratuito no Jardim Público e na estação, mas não conseguiu. Já, nessa quinta, o wi-fi estava funcionando normalmente.

É preciso salientar que a oscilação no sinal de internet acontece. Em casa mesmo, muitas vezes, a conexão e a velocidade ficam ruins ou é necessário procurar um outro ponto para melhorar a qualidade do sinal. Quanto mais perto da antena, melhor a intensidade do sinal.

COMO USAR

Mas o que fazer para utilizar o wi-fi gratuito? No Jardim Público, Estação e Mercadão, basta ligar o wi-fi de seu celular, tablet, notebook, entre outros dispositivos. A prefeitura mudou as regras do serviço e não é mais necessário fazer cadastro prévio para utilizá-lo. Basta ligar o dispositivo, fazer a conexão e navegar na rede. A diferença é que, na internet gratuita usada em casa, é preciso ter antena para conexão via rádio e equipamentos em boas condições de uso.

A prefeitura destaca que a internet gratuita foi implantada em 2011 e agora foi expandida para o sinal wi-fi em pontos que são referências históricas e com grande fluxo de pessoas. A iniciativa tem dado resultados positivos. “Somente do dia primeiro de julho até a manhã de terça-feira (28), foi registrada atividade de 6.642 pessoas utilizando o serviço nesses três lugares, média de 237 usuários/dia”, comenta. A internet gratuita cobre 100% das áreas urbana e rural do município.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.